sábado, 2 de dezembro de 2017

#Especial — Semana Jane Austen — Parte #1: Abertura

Olá, minhas people,
tudo bem?
Comigo tudo bom, tirando a canseira de muitas noites mal dormidas, rsrs

Mas, hoje eu vim postar sobre um projeto que há meses estou querendo fazer, e nada melhor do que o mês Dezembro para ele!

Vim falar da divona dos romances de época, Jane Austen!

EEEEEEH!!!!!!


Jane Austen nasceu em 16 de Dezembro de 1775, em Steventon, na Inglaterra.
Foi, e podemos dizer, ainda é, uma das escritoras mais brilhantes e conceituadas da literatura mundial.

Seus livros inspiraram milhares de outras obras, além de filmes, séries e minisséries.

Seus 6 romances são hoje, clássicos, estudados e argumentados em diversas partes do mundo.

Não tem quem estude a língua inglesa ou história da Inglaterra que não tenha estudado ou mesmo tendo tido que ler Jane Austen.

Eu conheci ela através da blogosfera mesmo. Após ler várias resenhas de seu clássico mais requisitado, Orgulho e Preconceito, fiquei mais que curiosa e ansiosa para lê-lo.

O que, por falta de dindim para comprá-lo, rsrsrs, só fui ler em 2013, e gente, me apaixonei completamente!

De lá pra cá, li mais outros três livros dela, reli O&P, li tantos outros romances baseados em suas obras, principalmente em O &P, que sim, é essa coca-cola toda mesmo! kkkkkkkk

Como esse ano a minha best, Andressinha, concluiu a leitura dos 6 romances dela, e sempre me conta o que achou, as curiosidades sobre a vida e obras da Austen, etc. (obrigada miga!), li o A Abadia de Northanger junto com a Andressa, e resolvi fazer uma semana especial de algumas resenhas de suas obras e derivados, e falar um pouco sobre essa escritora tão maravilhosa.

Jane Austen foi uma das mulheres mais importantes e revolucionárias da história da literatura. Suas obras ultrapassaram gerações e gerações. Com mais de 200 anos de publicadas, ainda são lidas, favoritadas, adaptadas, questionadas, amadas e reverenciadas por mais gerações, de variadas partes do mundo.

Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito) foi o terceiro livro em inglês que li. Por isso ele tem um valor ainda mais especial pra mim, e apesar de muitos falarem que clássicos são difíceis de ler, tanto no português (primeira leitura que fiz dele), quando no original em inglês, não achei difícil, não. Ao contrário, ele é muito fluído e cativante, e tornou-se um dos meus romances preferidos da vida! É meu queridinho e tem uma história fantástica e muito importante. 
Pra literatura, pros nossos sentimentos, pros nossos olhos leitores, pra refletir sobre os dilemas da vida. Pra muita, muita coisa!

As postagens, confesso, não serão super-requintadas, cheeeeias de curiosidades. Por mais que eu ame trazer novidades quentinhas pra vocês, ainda não pude comprar alguns livros biográficos da Jane, e não seria justo, nem certo ficar copiando tudo da internet, por isso, nesta semana especial, teremos postagem de uma fã, amadora, que quer muito que você que ainda não leu e/ou não se interessou pelos livros da Jane, tenha mais vontade de ler e conhecê-los, tirar suas próprias conclusões e até perder o receio de ler clássicos, como eu bem sei, muita gente o tem.

Serão postagens simples, mas com muito amor!
E claro, vou sim, tomar vergonha na cara e ler os outros dois romances da Jane que faltam pra mim: Emma e Mansfield Park. rsrs

E, pra quem já quer ler um pouco mais dela, que tal dar uma lida na segunda resenha que eu postei aqui no blog, em 2015, do livro Persuasão (livro póstumo de Austen!): LEIA AQUI!

É isso aí, pessoal!
Espero que curtam muito as postagens,
e não deixem de comentar!!!

E aí, quem já leu ou quer ler Jane Austen?
Quais livros mais gostaram ou mais têm interesse em ler?

Beijinhos, 
e até amanhã com mais postagem especial!



2 comentários:

  1. Também estou achando a escrita dela bem fluida e gostosa de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma delícia de ler, né miga!!
      Depois me conte o que achou do livro!!
      bjs

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.