quarta-feira, 27 de junho de 2018

#Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro, Marina Carvalho (Duologia #1)

Oii gente, tudo bem?
Bora pra resenha de um livro que eu queria ler há muito tempo e gostei bastante!
Confira!

Há alguns anos eu já tinha lido outros livros da Marina Carvalho e confesso que não tinha gostado muito. Eu não gosto muito dos bad boys que geralmente têm nas histórias dela kkkkkk, apesar de sua escrita ser fenomenal!

Mas, acompanhei a autora no face postando sobre a criação de O Amor nos Tempos do Ouro, e claro, que fiquei muito curiosa pra ler, ainda mais falando sobre um tema forte e triste que ocorreu em nosso país, há tantos anos, e que ainda temos marcas terríveis.

O Amor nos Tempos do Ouro, se passa na época da escravidão no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais. Ver os escravos e todo o seu sofrimento é difícil, pesadíssimo, porém, assim como livros de guerra, ler sobre a escravidão é mais que importante, a meu ver, é essencial. Pois só conhecendo a nossa história é que conseguiremos evitar que toda essa tragédia aconteça novamente.

Nesta obra, conhecemos a francesa Cécile, filha de pai francês e mãe portuguesa, após perder os pais e os irmãos na França, vem para o Brasil a mando do tio Euzébio, que aqui reside, irmão de sua mãe e único parente vivo. Ela sabe que ele só quer sua poupuda herança, mas o que pode fazer? Pior ainda, seu tio já lhe arranjou um casamento, com Euclides, um homem que tem quase idade pra ser seu avô, e ainda por cima é extramente maldoso. Um monstro, foi horrível ler as passagens sobre ele.

Logo ao chegar ao Brasil, é encaminhada para Minas Gerais para a casa do noivo. Fernão, um bruto explorador, fica encarregado de levá-la até Euclides, no entanto, no caminho longo, percorrem-no em cerca de um mês, Fernão e Cécile vão se apaixonando e o desespero avança ainda mais quando enfim, ela é entregada a Euclides.

Euclides trata-a supermal, com muito desprezo e violência. E Cécile é uma mulher a frente de seu tempo. Luta pelo o que quer, e tem resposta pra tudo. É bem instruída, e pelos seus pais, foi educada para ser dona de si mesma. O que ocasiona muita briga e maus tratos por parte do noivo.

Todavia, ela e Fernão realmente se apaixonam, e ele, que já desejava levar uma nova vida, sem ter que trabalhar para inescrupulosos como Euclides, decide ajudá-la a se livrar do noivo terrível e depois tentar buscar um sentido para sua vida.

Não posso falar mais sobre a trama pra não dar spoiler.
Mas é um livro muito bom, gostei bastante. Achei bem diferente, mostrou um lado horrível da escravidão e dos ricos que moravam no Brasil naquela época, e também mostrou bem a luta diária dos abolicionistas. A Cécile é uma personagem forte e se mostrou muito decidida, não se deixando abalar por nada. Luta com garra!

O Fernão também foi bem corajoso e deixou que os sentimentos por essa mulher lhe amaciasse e lhe desse forças para mudar de vida.
Os personagens Akin, Hasan e Malikah também são muito importantes na trama, além de terem ajudado e recebido Cécile de braços abertos. Fiquei com vontade de ler mais sobre eles, e a autora já lançou um livro sobre a Malikah, que já tô ansiosa pra devorar! rsrs

É um bom livro, com sua parte triste, mas também com muita esperança e romance.
O que me incomodou foi o fato dele ser muito rápido e curto. Acho que poderia ter tido mais desenvolvimento dos personagens e de seus sentimentos, e até mais de todo o sofrimento dos escravos. Ficou com aquele gostinho de quero mais, sabem né? kkkkkk

Leiam!



Essa é a quarta resenha de Junho do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um romance.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.