sábado, 23 de fevereiro de 2019

#Resenha: O Som do amor, Jojo Moyes

Boa tarde, gente, tudo bem?
Hoje tem resenha de um livro encalhado há eras!
Confira!

Por mais que eu adore chick-lit e a autora inglesa Jojo Moyes seja uma das autoras mais reconhecidas do gênero, os três livros anteriores (Um mais um, Em busca de abrigo e A casa das marés) que li dela não conseguiram me ganhar. No entanto, tendo O Som do amor e O Navio das noivas encalhados há muito tempo, decidi lê-los esse mês, sem discussão, e gostei bastante dessa experiência, me deixando com muita vontade de ler mais da autora! Pois é, que surpresa pra mim! rsrs

Em O Som do amor conhecemos a violinista Isabel, mãe da Kitty e do Thierry, que acaba de ficar viúva e perder todo o seu dinheiro e sua casa, mas, mais um golpe do destino lhe atinge, porém, ajudando-a, ela descobre que um tio distante lhe deixou um casarão velho numa cidadezinha interiorana. 

Extremamente deprimida, infeliz, enlutada e relutante, Isabel e seus filhos saem de Londres e vão para essa casa, tentando recomeçar.

Ao chegarem lá, se deparam com tudo que é má sorte. A casa caindo aos pedaços, vizinhos estranhos e intrometidos, falta de dinheiro, e mais uma série de problemas.

Isabel é obrigada a vender seu violino caríssimo, parar com seus concertos e dar aulas para conseguir uma graninha e vai perder dia após dia o pouco de dinheiro que tinha guardado na reforma da casa.

Matt e Laura trabalharam anos para o tio de Isabel, odiavam o velho, mas queriam muito herdar a casa. Quando Isabel se muda, os dois ficam nervosíssimo, e Matt que se apresenta como construtor, fará de tudo para expulsá-la de lá.

Matt foi o personagem que mais detestei na vida!
Mais até que o lorde Voldemort!
Gente, que personagem podre, lixo! Que homem nojento, escroto, cruel.
Ele foi muito, muito, muito mal e tenebroso com a Isabel e sua família, meu Deus, como passei raiva lendo esse livro!

Diferente dos outros livros que li da Jojo, esse foi o que achei mais rápido, li em dois dias 300 páginas, mas só porque eu queria desencalhá-lo mesmo, porque tive vários problemas com essa leitura.

O livro gira em torno dessa Casa Espanhola. Uma casa velha, suja, cheia de problemas, caindo aos pedaços e todos brigando por ela, vai aparecendo vários personagens só se interessando por essa porcaria, e a Isabel foi uma das personagens mais apáticas e bobas que eu já li também!

A mulher foi rica a vida toda, perdeu tudo junto com o marido, ok, compreensível ela ficar mal com a vida miserável que está sendo obrigada a levar, mas tipo, o filho pequeno para de falar depois que o pai morre, a filha fica tendo chilique toda hora, e ela não sai da cama, demora semanas pra ir procurar emprego, reclama de ter que vender o violino chique, só reclama e não corre dar um jeito na vida, fica lá esperando cair tudo do céu. Affffs, olha, não gostei mesmo! Muito boba. Sei que ela perdeu tudo, só que justamente por isso ela precisava buscar uma solução.

Os personagens todos achei bem chatos, sem personalidades. O único que gostei bastante foi o Byron, que cometeu um "erro" - que na minha opinião não foi errado -, no passado e é injustiçado e julgado o tempo todo por isso. Vive uma vida de pobreza extrema, porém, é muito humilde e trabalhador e mesmo a Isabel sendo grossa com ele, ele fará muito por ela e por seus filhos.

Outra coisa que muito me incomodou foi o Matt roubar e enganar tanto a Isabel e todos do bairro saberem e não lhe contarem nada. Tipo, a mulher foi o livro inteiro feita de boba e ninguém a avisou. Ela não acordava pra vida, até sua filha descobre, mas se cala. Ai, gente, credo, que falta de empatia!

O final foi uma surpresa pra mim!
Foi legal o que aconteceu, porque tipo, a ironia do destino serviu pra muitos, mas fiquei triste pela Isabel, apesar de que tudo se ajeita.

Não gostei do livro, mas tiro pra mim a lição de ser mais esperta na vida, lutar sempre e não julgar as pessoas pelas aparências!

* Leia também as demais resenhas de Jojo Moyes já publicadas aqui no blog:


Essa é a terceira resenha de Fevereiro do Desafio Literário Livreando 2019.
Da opção: personagem principal é mulher.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro livro que li da autora e me apaixonei por ela.
    História muito linda mesmo. Acho que vou aproveitar
    e ler de novo. Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi, miga!
    Também gostei muito de ler esses livros dela.
    Só fiquei triste pela Isabel ter sofrido tanto e ninguém ter orientado ela =(
    Quero ler todos da Jojo agora!
    bjoss

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.