segunda-feira, 10 de setembro de 2018

#Resenha: É Agora... Ou Nunca, Marian Keyes

E aí, gente, tudo bem?
Hoje tem resenha de uma autora que eu estava louca pra ler!
Confira!

Conheci a Marian Keyes há seis anos, lendo resenhas dela nos primeiros blogs literários da época. (Me senti velha agora kkkk). Porém, quando pegay emprestado da biblioteca do bairro, o exemplar de Melancia, um de seus maiores sucessos, não consegui passar dos primeiros capítulos e fiquei com ranço até agora.

Entretanto, lendo até hoje tantas resenhas ótimas sobre a autora irlandesa, resolvi ler pelo menos três obras dela esse ano, e a primeira foi É Agora... Ou Nunca, que eu gostei, embora tenha me decepcionado muito no final.

O livro é enorme, e vai contando o dia a dia de três grandes amigos: Katherine, Tara e Fintan.
Fintan é gay, tem um relacionamento de anos com Sandro, um italiano foférrimo, e ama demais as amigas. Eles são muito unidos e é lindo acompanhá-los em suas "traquinagens". No entanto, Fintan descobre que está com câncer e pode morrer logo, a qualquer momento, na verdade, e com isso impõe um último pedido às amigas...

Katherine é filha de mãe solteira, o que a deixou abalada a infância inteira, e depois, tendo tido tantos relacionamentos roupidos, ela já não liga mais pro amor, não quer nem saber de homem, seja ele quem for. Tornou-se fria para relacionamentos.

Tara é gorda e está morando junto com o namorado Thomas, há dois anos. Primeiro, teve um relacionamento anterior rompido porque o cara não queria se casar, mas se casou pouco tempo depois de largá-la, e agora vive esse relacionamento extremamente conturbado com o nojento do Thomas. Um homem aproveitador, abusivo, mesquinho, e põe aí vai todos os adjetivos pra canalha, que é o que ele é.

É claro que esses amigos tentam ajudar um ao outro, só que é difícil, porque nenhum deles, está, afinal, aberto para resolver suas próprias vidas. Com o choque da morte iminente de Fintam, Katherine e Tara prometem cumprir seu último pedido.

E o pedido de Fintam nada mais é que Katherine lute pelo amor, e se apaixone novamente, lhe dando uma oportunidade de amar, de se abrir, sem ter medo de rejeições.
E para Tara, quer que ela termine o relacionamento com Thomas, e seja feliz sozinha ou com quem for, sem ter aguentar abusos e preconceitos.

É claro que as meninas endoidam com esse pedido, mas aceitam.

Não se preocupem, que nada disso que eu contei é spoiler, isso tudo já vem na sinopse.

Eu gostei do livro, até a metade, mais ou menos, mas depois acho que ficou com umas 200 páginas desnecessárias. Eram umas repetições dos lamentos das meninas, a Tara que não se resolvia com o Thomas, etc.

O drama da Katherine tem um motivo todo, e gostei desse segredo dela, que a fez temer tanto se relacionar. Não achei tão traumatizante assim, porém, cada um tem seus motivos, e ela tinha um triste.

A Tara, no entanto, me fez passar muita raiva. O Thomas era um nojento. A humilhava todo santo dia por ela ser gorda, gastava o dinheiro dela, a humilhava de outras formas, deixava claro que jamais se casaria com ela, e chegou a falar em público que ela não era bonita como a namorada dos amigos. Daí, ela não quer largar dele, porque não quer ficar sozinha. Esse era seu único argumento.
Desculpem, mas, affffffs, foi demais!
E ver todo o sofrimento dela passando fome, literalmente, porque ele não a deixava comer, também foi horrível.

Gostei da autora ressaltar o fato que não sabemos quanto tempo de vida temos e que precisamos aproveitá-lo, mas acho que poderia ter sido melhor, com personagens mais bem desenvolvidos e sem tanta enrolação.



Essa é a primeira resenha de Setembro do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: autora que nasceu em Setembro, a Marian faz niver hoje, dia 10! \o/
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.