domingo, 3 de dezembro de 2017

#Especial — Semana Jane Austen — Parte #2: #Resenha: Orgulho e Preconceito, Jane Austen

Oii, gente, belezoca?

Meu Deus, hoje tem resenha de um dos meus livros preferidos da vida, e tô morrendo de medo de não conseguir expressar o quanto esse livro é incrível e o quanto eu o amo!
Bem, realmente, pensando aqui, acho que não conseguirei mesmo!
Porque é um romance romântico tão lindo, inteligente, desbravador, incrível, volto a repetir: não tem como vocês entenderem o quanto ele é bom, sem lê-lo!

Então, corre ler minha resenha e #partiu comprar seu exemplar de Orgulho e Preconceito, hein?! Fechado?! kkkk

Ah, a resenha NÃO VAI TER SPOILER, mas será grande, porque a história do livro é grandinha e também porque quero desabafar muitooooooooooo! kkkk

Em Orgulho e Preconceito, a obra-prima de Jane Austen, adentramos na Inglaterra do séc. XVIII e também no centro da família Bennet. Uma família pobre, que caso o pai morra, as filhas perderão a casa e tudo que lhes pertence, pois, por não terem herdeiros homens, os bens passariam ao próximo parente, mesmo que distante, homem, no caso, o intragável Sr. Collins.

A sra. Bennet, preocupadíssima com a possível morte do marido, faz de tudo, mas olha, DE TUDO MESMO, tornando-se até, exagerada e insuportável, para ver suas filhas casadas!

O senhorinha chata, meu Deus! Não sei como as filhas a aguentavam! kkkkkk  O livro inicia com ela lutando para que o marido, vá conhecer o novo vizinho, o Sr. Bingley, solteiro (UHUUUUUU!!! As minas piram! kkkkk) e rico! Um ótimo partido, afinal!

E assim somos apresentados a família Bennet. Uma família que mal podia pagar o dote das filhas (o que era imprescindível naquela época), com cinco filhas moças de 15 a 21 anos, cheias dos hormônios afetados e com poucas perspectivas à frente!

Jane, a mais velha, tem cerca de 21 anos e é uma das minhas personagens preferidas da vida. É daquelas pessoas fofas, superbondosas, cativantes, "na delas", que fazem de tudo pra agradar e fazer as pessoas ao seu redor se sentirem especiais. E tudo isso, sem parecer superficial. Ô, personagem bem escrita/criada! 

Elizabeth, tem cerca de 20 anos e é a nossa heroína. Ela é a minha personagem preferida da vida! Gente, o que é essa mulher? Inclassificável! Insubstituível! Incrível!
Elizabeth é uma mulher forte e inteligentíssima. Com um caráter forte, doce e alegre naturalmente e na medida certa, ela não tem papas na língua, sabe bem o que quer, e onde quer chegar. Lê e busca conhecimento sem fim. Conhecimento este, que naquela época, era praticamente inexistente entre as mulheres. Porque elas não podiam estudar o que queriam e também até, porque não se interessavam mesmo.
Mas a Lizzie, não. Ela corre atrás e fala com os homens de igual pra igual, sem se deixar abalar por machismos ou preconceitos.

Mary, Kitty e Lydia são as irmãs mais novas. E gente, que ridículas!!!! Insuportáveis, nem tenho palavras pra dizer o quanto as detesto! O quanto eu amo as duas mais velhas, detesto nas mais novas! Terríveis! A Lydia, então! Só Jeová na causa! O menina nojenta e dissimulada, meu Deus! Se fosse minha irmã eu tinha dado uma surra de porrete nessazinha! 
Sei que pode estar parecendo que tô louca falando assim, mas leiam, leiam que vocês vão me entender! kkkkkk

Apresentados a família Bennet (ai que saudade, preciso reler!!!!). Vamos pro desenrolar da história!

Ao serem apresentadas ao sr. Bingley, qual não é a surpresa de todo o condado ao conhecer também, o amigo que lhe acompanha (e muito mais rico e gato! As minas piraram de vez!), o sr. Fitzwilliam Darcy.
Sim, esse mesmo! Garanto que você conhece!
Quem nunca ouviu falar do galã dos galãs, senhor Darcy!
Pois é.

E de cara o sr. Darcy é chato pra caramba e sai levando fama de orgulhoso e coisa pior. E com razão!

Ao decorrer da trama, o sr. Darcy e a Lizzie vão se encontrando, se conhecendo, se "topetando", quase brigando, e uma tensão, uma coisa, vai se criando. O leitor percebe que eles estão se apaixonando um pelo outro, muito antes deles mesmos perceberem.

No entanto, os dois são cabeças-duras, e não dão o braço a torcer com facilidade, complicando mais as coisas.

Os personagens secundários são importantíssimos na trama. Tanto é, que até podemos chamá-los de protagonistas também, pois todos fazem parte de uma teia envolvente que Jane Austen criou, para nos fazer refletir e de quebra, criticar a sociedade inglesa daquela época.

O sr. Collins, a Charlotte, a Caroline Bingley (como bem diz minha miga, Andressa: "Ô, mulherzinha intragável!"), o sr. e a sra. Hurst, a sra. Bennet e tantos outros.

Não vou me estender e explicar sobre cada um. Porém, já lhes garanto: cada um tem um envolvimento especial e crítico na obra. Cada um nos faz amar, odiar, querer mais, se divertir, e acima de tudo, refletir muito, muito mesmo!

A história de amor que nasce entre Darcy e Lizzie é muito bonita, mas cheia, da parte dos dois, de orgulho e preconceito!
Muitoooooooos desentendimentos, enganos, mentiras de terceiros, virão até que eles consigam ao menos, sentar e conversar, esclarecer o que está acontecendo entre eles. E, daí, pá! Vem mais emoção, mais mudanças, mais personagens secundários "tomando a cena", e então, o final, que é lindíssimo!

Todo o romance + desenvolvimento familiar junto aos demais personagens são muito reais e ricos de história, de cultura.
Tudo que acontece tem um porquê bem encaixado, bem ornamentado.
E no final ficou perfeito.
Você reflete sobre o amor. Sobre o orgulho e o preconceito dos personagens. Sobre pessoas ambiciosas e falsas. Sobre o poder da verdade ser esclarecida. Sobre muita coisa.
É uma obra linda e muito completa!

E o que mais nos faz questionar e pensar (sonhar acordada, na verdade!), é sobre o amor puro e forte, que vai aos poucos se solidificando, de Elizabeth e Darcy e todos os muros que eles terão que derrubar, para ao menos, sonharem juntos!

E aí, será que serão felizes no final? Será que essa história cheiaaaaa de perrengues vai ter um final digno?!

Para saber, só lendo mesmo!!!

Geeeeente, sei que me estendi na resenha, e até pensei em postar alguns quotes, mas acho que os deixarei pra outra postagem, que tal?

Esse livro é muito lindo, muito bem escrito e cativante! Depois que você o ler, sei, tenho certeza, "boto" a mão no fogo, viu?, que você não será mais o mesmo!

Até alguns meninos que conversei sobre, me contaram que leram e gostaram! E olha que pra meninos lerem livros com romances e tal é tipo assim, milagre né?! E gostar então? Milagre dobrado, com certeza! kkkkkkkk

Leeeeeeiam!
E amanhã terá resenha especial nessa #Semana Jane Austen!

Não percam!



Postagens sobre a #Semana Especial Jane Austen
- Parte #1 - Abertura - (LEIA AQUI!) -




Beijo grande!
E até!
Ana M.



2 comentários:

  1. Amo Jane Austen!
    Gostei muito de sua resenha. Você tem um jeito espontâneo de escrever que a gente até imagina você falando, rs...
    Parabéns!
    https://grifoliterario2019.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      KKkkkk essa resenha eu escrevi ainda mais emocionada que nunca! kkkk Orgulho e Preconceito me marca demais a cada releitura!
      Também amo Jane Austen!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.