terça-feira, 29 de março de 2016

#Resenha: As Cinco Linguagens do Perdão, Gary Chapman e Jennifer M. Thomas

Oii gente, beleza??
Bora pra mais uma resenha!


Já faz anos que li sobre os livros do autor cristão americano Gary Chapman, na revistinha da Escola Bíblica, e desde então, tenho muita vontade de ler seus livros, embora sempre vou adiando, rs.

Como as iniciais propostas para o Desafio Alfabeto Literário do mês de março era B e G, aproveitei para ler um do Gary e não me arrependi! Ao contrário: me arrependi de não tê-lo lido antes!

Confesso que a princípio achei a leitura meio devagar, porém, após pegar o ritmo fluiu que foi uma maravilha!

Gary Chapman tem muitos livros publicados, mais de 20, e vários conhecidos no Brasil, com certeza você já deve ter ouvido falar de As Cinco Linguagens do Amor, As Cinco Linguagens do Perdão, As Cinco Linguagens do Amor de Deus, O Casamento que Você Sempre quis, Como Lidas com a Sogra, entre outros.

E posso lhes garantir, sem medo, leiam, se vocês têm receio de ler pelo autor ser evangélico, não se "iluda", o autor é formado em antropologia e entre outras especificações e trata no livro, de uma forma bem pessoal e racional, não envolvendo nada praticamente da Bíblia. O que eu achei muito interessante, pois aqui, as 5 linguagens do perdão é discutida através da visão e preferência de cada personalidade. E não há discussões rigorosas nem "leis" a serem seguidas.

Conselhos, dicas e estudos interessantíssimos, mostrando como cada pessoa perdoa e pede perdão de uma forma especial, e o quanto isso conta na hora de perdoar e conviver com os dilemas e problemas que se têm em um relacionamento.

O livro é mais focado em relacionamentos amorosos, porém, os conselhos e as 5 linguagens do perdão podem sim, serem usados com amigos, vizinhos, colegas de trabalho, e onde e com quem mais precisar.

Gary Chapman e sua amiga e também psicóloga, Jennifer M. Thomas escreveram um livro extremamente importante, que em minha opinião deveria ser lido por todas as pessoas do mundo.

Você pode pensar: "Ah, Ana, que exagero!". Pior que não!
Cada pessoa tem uma linguagem principal de perdão, ou seja, só aceitamos o perdão de quem nos magoou, se essa pessoa pedir perdão da maneira "que achamos correta", mais abaixo listarei as 5 linguagens, que os autores a descobriram em mais de dois anos de pesquisa com casais e demais pessoas que buscaram ajuda conselheira para perdoar e ser perdoado, pois o Gary é conselheiro também, e através dessas consultas pode reunir muitos exemplos e fatos incluídos neste livro.

É lindo de ver e assustador de pensar que cada um de nós tem uma forma de aceitar o perdão. Ao decorrer da leitura, pude perceber porque é tão difícil para mim perdoar! Não é que eu não queira perdoar, é que a pessoa que me machucou, pediu perdão justamente da maneira que eu menos me importo. Para mim (relembrando experiências passadas), foi praticamente uma afronta! rs

É de rir agora, só que realmente é algo muito sério, e que pode causar rachaduras terríveis em muitos relacionamentos.
Tenho exemplos vívidos na minha família, de como cada um aqui de casa pede perdão de um jeito e como isso acaba gerando mais mágoa, pois veja bem:
se você tem um tipo de linguagem principal de perdão, e lhe pedem de outro, você acaba  vendo isso como mais uma desfeita e vira uma bola de neve essa raiva toda.

Vale muito a pena por em prática as 5 Linguagens do Perdão, ainda mais a principal da pessoa que você tem de pedir perdão, e você verá o quanto fará a diferença!!!
Eu já estou usando-as e posso dizer que muda tudo!

Confira as 5 Linguagens do Perdão:
1. Manifestação do arrependimento: "Sinto muito".
2. Aceitação da responsabilidade: "Errei".
3. Compensação do prejuízo: "Como posso fazer para me redimir?".
4. Arrependimento genuíno: "Vou tentar nunca mais cometer o mesmo erro".
5. Pedido de perdão: "Por favor, me perdoe".

Os autores detalhadamente usando exemplos de casais, irmãos e amigos, mostram como essas 5 linguagens são ferramentas poderosas na hora de reconstruir relacionamentos. E de certa forma, é bem simples depois que aprendemos.

Leiam pessoal, é um livro incrível e vai com certeza, tocar seu coração!


Para quem ainda não conhece o Desafio, CLIQUE AQUI e leia mais.

Leia também as resenhas dos meses anteriores participantes do Desafio Alfabeto Literário:
* Janeiro: Redenção, Karen Kingsbury e Gary Smalley
* Fevereiro: Pollyana, Eleanor H. Porter

Um grande beijo,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.