segunda-feira, 27 de agosto de 2018

#Resenha: Colheita de Rubis, Tessa Afshar (Duologia #1)

Oii, gente, tudo bem?
Hoje tem resenha de um livro que eu queria muitoooooo ler!
Confira!

A escritora iraniana, Tessa Afshar, escreve romances históricos, com uma pegada cristã. Ela pega aquelas histórias da Bíblia, ou de locais lá citados e com isso escreve ótimas histórias.

Já tinha lido o livro Pérola na areia dela, que é a história da Raabe da Bíblia, mas reescrita, com bastante ficção e focando bastante no lado histórico, que amei.

Eu não gosto de romances históricos, não tenho paciência pra lê-los, ainda mais esses que têm batalhas, reis, rainhas, os cambaus, e etc.

Mas, como têm esse "quê" cristão, achei interessante e fiquei curiosa, como adorei o Pérola na areia, achei que ia gostar de Colheita de rubis também.

E sim, gente, gostei bastante. Porém, a parte histórica toda, ai Jesus, me deixa com sono kkkk Não gosto, não adianta, eu queria ver mesmo muitooooo romance e tal.

O livro conta a históra da Sara, uma jovem que perdeu a mãe há algum tempo e vive com um pai perdido para o luto. Como ele era escriba e naquela época - de 460 a. C. por aí, no reinado do rei Artaxerxes -, as mulheres ainda não trabalhavam, Sara começa a estudar línguas sozinha, e ao ser descoberta pelo pai, surpreendentemente, ele a ajuda a aprender mais.

Seu primo Neemias, - sim, aquele da Bíblia -, aparece de passagem, e quando descobre a grande escriba que Sara é, embora só estude em casa, ele lhe consegue um trabalho de escriba para a rainha Damaspia. Vivendo muito anos como a escriba maior, a única mulher, uma das mais inteligentes.

Ao descobrir através de uma carta que tinha uma armação para trazer contenda sobre a rainha e sua sogra, a rainha-mãe, Sara acaba inevitavelmente caindo nas graças de Damaspia, que lhe presenteia pelo favor prestado, com um noivo rico e cheio das pompas.

Entrementes, Sara não quer se casar. Não vê sentindo naquilo. Nem o conhece. E além disso, ela ama demais ser escriba. Profissão que teria de abdicar ao se casar.

Quando chega o casamento e Sara, que já não é acostumada a ser uma mulher delicada, despacha as servas da rainha sem as deixarem lhe arrumar, ela acaba "provocando" uma coisa engraçada e ao mesmo tempo, tensa e beeeeem sem noção, assim, já destroçando seu casamento.

Não posso contar o que ela faz, mas é algo que pra época era inaceitável, com isso, seu casamento foi um vexame e ela ainda tem que lidar com a fúria do noivo, Dario.

Dario é um homem chato e amargurado, casou-se obrigado pelo pai, e quando acontece esse vexame todo no casamento, ele fica irado e vai viajar com o rei, que é seu primo, e a rainha Damaspia, largando Sara em sua mansão, após humilhá-la na noite de nupcias. 

Sara fica deprimida, sem saber o que fazer, porém, aos poucos, vai ajudando a mansão do marido, vai construindo o lar, as coisas e as pessoas que ela vai conhecendo lá, as descobertas todas, são bem legais. E deu pra ver a mulher empoderada que ela é, apesar de bastante chorona e sem autoestima.

Depois, Dario volta, e aos poucos vai descobrindo a mulher tão diferente que tem! Porém, sem a perdoar pelo drama da celebração lá do casório.

Muitas coisas acontecem. É um livro muito bom, mas não posso falar mais pra não dar nenhum spoiler.

O que me incomodou um pouco foi ter tido taaaaanta explicação históricas, é o gênero do livro, só que como eu não gosto, cansei né. Explica muito sobre os reinados dos reis, as ocupações das mulheres, os afazeres dos homens, as formas de fé, etc, desses anos 400 e poucos a. C.

É bom demais pra quem quer saber mais sobre aquela época, mas eu queria mais romance, o que não teve muito :(

O final foi bom, em suma, bem leve, fofo, divertido e com bastante história.
Como ele tem um segundo volume, Colheita de ouro, li algumas resenhas que pelo jeito Dario e Sara terão mais cenas românticas lá. Assim espero, e não vejo a hora de lê-lo kkkkk



Essa é a quarta resenha de Agosto do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um livro fora da minha zona de conforto.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

Um comentário:

  1. Já tinha ouvido falar desse livro. Gostei da sua resenha, me deu vontade de ler!! Eu gosto da parte histórica!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.