quinta-feira, 30 de agosto de 2018

#Resenha: Norte e Sul, Elizabeth Gaskell

Olá, minhas people, tudo beleza?
Hoje tem resenha de um livro que eu estava ansiosa pra ler!
Confira!

Faz uns dois anos que conheci Norte e Sul, da autora britânica Elizabeth Gaskell, e depois de ler uma resenha que lhe indicava como muito parecido com Orgulho e Preconceito, na hora eu quis ler.
Porém, no começo desse ano, assisti a minissérie adaptada pela BBC, e gostei, apesar de ter pegado um certo ranço da protagonista, com isso, fui adiando minha leitura.

Mas, nesse início de semana, finalmente o li, e gostei. Embora não tenha virado preferido e continuei com ranço da protagonista. kkkkkkk

Margaret Hale, a nossa "heroína" muda-se para o Norte com os pais, seu pai é um clérigo que decide largar a igreja e ir dar aulas, tendo que se mudar da casa da igreja em que reside. Como ela nasceu no Sul rural, fofo e cheio das pompas, se surpreende ao conhecer a cidade fictícia de Milton, na Inglaterra. Um lugar frio, úmido e com muitas fábricas, pobreza e pessoas beeeeem diferentes das burguesas que ela está acostumada.

Com muito preconceito e estranhamento, Margaret vai fazendo amizade aos poucos, e conhecendo mais essas pessoas, chegando a gostar delas, menos do aluno de seu pai, sr. John Thornton, o sisudo dono de uma das maiores fábricas têxtil da cidade.

Margaret e John travam vários embates ao decorrer da leitura, o que preciso dizer, foi arrastada. Me obriguei a ler, porque eu realmente esperava um novo "sr. Darcy", mas, realmente, igual ao lindão Darcy da diva Jane Austen não tem!

O Thornton é legal, conforme vamos conhecendo-o mais, percebemos o cara batalhador e sofrido que ele é, tendo uma boa história de superação, e ainda por cima, se apaixona pela metidinha da Margaret.

Gente, o que tornou o livro chato pra mim e arrastado foi essa insuportável da Margaret! Pensa numa personagem chato, reclamona, nariz em pé e ainda fica querendo dar uma de Lizzie Bennet, sabe, toda cheio de opiniões, embora burrinha e sem fazer sentido algo, cresce, minha filha. Pra mim ela estragou tudo. kkk

O ponto do alto do livro é quando a Margaret presencia uma cena de agressão e passa por vários problemas a partir daí.

Algumas reviravoltas depois, os personagens mudam de opiniões, dão uma "amolecida" e tem um final recheado de surpresas.

Há algumas cenas de revoltas e greves trabalhistas também. Gostei de ver e entender mais sobre essas lutas naquela época, foi bem interessante. Lembrando que o livro foi publicado em 1855.

Sinceramente, gente, não gostei, não.
Principalmente, porque achei o final triste para alguns dos personagens mais legaizinhos.

A minissérie da BBC ficou muito parecida, super bem adaptada e conta com o lindo do Richard Armitage como sr. Thornton.
Pra quem tá na dúvida em ler ou não, indico assistir a minissérie, da pra ter uma boa base sobre a história, além de ter uma emoção maior do que no livro!

Confira o trailer!




Essa é a quinta resenha de Agosto do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um livro que virou série.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.