domingo, 7 de maio de 2017

O dilema das resenhas é algo a se refletir

Algumas resenhas de livros que não gostei, mesmo sendo sincera e educada (sem xingar), os leitores gostaram e compraram os livros!!!!
Até os resenharam e me contaram depois.

Em contrapartida, já li muitos blogueiros falando que não resenham livros que não gostaram, por se tratarem de nacionais. Porque sabem que "nossos" autores ficam putos e esculacham grosseiramente o blog e o resenhista em questão.
Ou seja, autor brasileiro - vejo isso a cada dia mais - é chato!
Eu já deixei de comprar e resenhar muitos livros nacionais por isso. Por terem autores prepotentes e ignorantes que só sabem xingar e ofender quem tem uma opinião diferente da sua.

Eu já li autor dizendo que resenha de opinião negativa é indiferente, descartável e nada de "construtiva".
Mas daí, deixo minha opinião no ar: se você tem a liberdade de criar seu próprio blog, gasta dinheiro com manutenção, internet, etc., gasta seu precioso tempo postando e também comprando livros, lendo e resenhando, por que você não pode resenhar os livros que quiser, mesmo que não tenha gostado?? Por que não podemos ter opinião PRÓPRIA?? Só por que pseudos artistas ficarão magoados? Ué, quem sai na chuva é pra se molhar!
Tá virando ditadura agora? Não podemos falar sobre algo que compramos e não gostamos?
Não podemos ter opinião pessoal e personalidade?

Eu queria MUITO deixar de pensar nessas coisas. Porém, se tem algo que me tira do sério é quererem roubar a minha liberdade de expressão.
Pior ainda: quererem apenas apoio e elogio, sem se importar e respeitar as divergências tão naturais que habitam em cada um de nós.
Voltando a algumas resenhas negativas que fiz e o pessoal quis mesmo assim ler o livro, penso que se os autores não fossem tão grossos, ganhariam muito mais!
Até mesmo as opiniões negativas geram curiosidade e oportunidades.
Mas é claro né, só o engrandecimento que vale! A sinceridade nem sempre é apreciada, nem no mundo literário.

Não generalizo, tem muitos artistas incríveis que merecem esse título e sabem lidar com as opiniões controvérsias e disparidades. Mas são poucos.
Todo autor que mudar o mundo com sua história. Quer alcançar o maior número de leitores. Só não se esqueçam que esse ENORME número de leitores, agrupa indivíduos únicos com opiniões diversificadas, autênticas e jamais descartáveis ou irrelevantes!

Com minhas sinceras opiniões,
Ana M.

4 comentários:

  1. Nenhum autor consegue agradar a todos, pois cada leitor tem um gênero favorito. Certos livros podem ser perfeitos para mim, e ser ruins para você. Penso que todo autor deveria ter isso em mente,ele jamais agradará a todos, deve estar ciente da realidade e pronto para as críticas. Vc está certa. Parabéns pelo texto. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu, particularmente, dificilmente faço resenha de um livro (nacional ou lá de fora) que não curti. Mas isso é uma opção minha. Ana, pare de se preocupar com essas coisas, continue fazendo de coração. Nem vale a pena esquentar a cabeça.

    Abraços

    Simone Pesci
    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ana!
    Infelizmente alguns escritores não aceitam críticas, querem apenas elogios, não sabem eles que as fazemos paraa que possam melhorar, aprimorar e trazer novas histórias mais elaboradas e mais bem cuidadas.
    Faça como eles dizem para quem não gosta de suas resenhas, ignore-os, deixe-os para lá, afinal você também é uma profissional e tem de ser sincera.
    É oq ue penso e faço.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.