segunda-feira, 20 de maio de 2019

#Resenha: A Lista Negra, Jennifer Brown

Oii, gente!
Bora para mais uma resenha de um livro que quero ler há anos!
Confira!
Já faz muitos anos que quero ler A Lista Negra da autora americana Jennifer Brown, mas o medo dessa leitura que eu já sabia que seria tensa me impediu.

Porém, li há poucos dias, e o que posso dizer? Gostei, sofri, me emocionei, quero ler todos da autora e acima de tudo: esse livro precisa urgentemente ser adotado nas escolas de todo o mundo!

Eu sofri muito bullying tanto na escola, quanto na faculdade, o que sim, prejudicou meu aprendizado, mas nem tanto. Acho que o que mais me prejudicou foi minha autoimagem, minha autoestima, meu eu com eu, rsrsrs

A personagem Valerie de 17 anos vai passar por isso, mas diferente de mim, ela fez uma lista com os nomes de todos aqueles que praticaram bullying com ela e com seu namorado, Nick.

O que ela não sabia é que num fatídico dia, Nick abriria fogo na escola, atirando em todos aqueles que estavam na lista, inclusive nela, que se jogou em sua frente para pará-lo e parou. Porque logo depois de ser atingida, Nick se suicidou com um tiro na cabeça.

Meses depois, fazendo tratamento com um psicólogo e ainda com dores na perna baleada, Valerie volta pra escola, e mais uma vez, seu mundo desmorona.

Eu gostei muito do livro e de todo o seu desenvolvimento, apesar de que pra mim, faltou mais coisas, mais acontecimentos. Pois, por ser narrado pela Val, temos mais suas lembranças do antes e do dia do ataque, e do presente, sua vivência na escola.

Diferentemente do que se possa esperar - uma redenção dos bullies - não é isso o que acontece. Mais bullying é cometido contra Val por ela ter sido a criadora da lista. O povo não deixa barato. E ela passa a ser perseguida nas aulas, além de todos os seus amigos terem lhe virado as costas, menos Jessica, outra que praticava bullying contra Val e Nick, mas foi ela quem Val salvou ao entrar na frente do revólver e Jessica tenta e quer se redimir sendo amiga de Val.

O livro é forte, intenso e triste.
O ataque que a Val passa não é certo, mas é compreensível. Afinal, vocês conviveriam normalmente com a jovem que criou uma lista para matar pessoas? Mesmo que não tenha sido a intenção dela matar?

Val só "desabafou" naquela lista. Nick foi um namorado perfeito, ela jamais imaginara o monstro ou doente, o que quer seja, que ele foi e o que ele faria.

É um livro que nos faz pensar, refletir sobre tudo, ainda mais sobre saúde mental. Até que ponto o bullying pode nos afetar? Cada pessoa reage de uma forma? E o perdão?

Eu sofri muito bullying e apesar da raiva e indignação que me deu, jamais pensei em matar alguém. Na verdade, acho quem faz bullying é muito vazio por dentro. 
Mas, é preciso ressaltar que cada pessoa age de uma forma. Não é porque eu, Ana, não sou uma assassina, que significa que o bullying não seja um ativador do mal.

Nick ERROU MUITO! Mas é importante que fique claro que erraram com ele também. Por isso esse livro TEM que ser lido nas escolas. Porque todos jovens precisam entender o mal que fazem em ofender, e do mal que fazem em deixar que essas ofensas atinjam seus corações e lhes transformem em más pessoas.

São muitas reflexões, não posso falar mais pra não dar spoiler, mas, gente, por favor, leiam esse livro!
Vale uma vida!

Essa é a segunda resenha de Maio do Desafio Literário Livreando 2019.
Da opção: gênero young adult.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijos,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.