terça-feira, 25 de agosto de 2015

#Resenha: O Caso Laura, André Vianco

Olá gente, boa noite!!
E aí, com saudades de resenhas novas??
Hoje terá umas bem legais!!!



O Caso Laura é o primeiro livro que leio do renomado André Vianco, amei e ao mesmo tempo fiquei doida de não ter lido nada dele antes. Incrível. Escrita de qualidade. Criatividade genial.

Neste livro, André Vianco mistura fantasia com realidade de uma forma única, normal por assim dizer, não é nada inusitado, dá a impressão de ser a coisa mais normal do mundo todos os seres "enigmáticos" e fatos misteriosos que vão acontecendo ao decorrer da trama.

Laura é restauradora de arte sacra e desde o primeiro capítulo já sabemos que ela passa por uma depressão terrível e já tentou (e tenta) se matar diversas vezes.

Marcel é um detetive ninja, daqueles que descobre/encontra até agulha no palheiro (não lembrei de outra expressão melhor, rs), jovem, educado, bonito e talentoso, que acaba de ser contratado por um homem misterioso que aparece em sua sala sem ser anunciado e sai do mesmo jeito, deixando Marcel e sua secretária de cabelo em pé. Na hora achei que era o diabo em carne e osso! rsrs

Mesmo sabendo pouquíssimo sobre seu contratador (o qual mandou esse homem não-identificado ao escritório de Marcel), por estar devendo uma bolada, o detetive aceita ir ao encontro do mandante num bar e lá, recebe poucas mas preciosas informações sobre Laura, a mulher que terá de seguir e descobrir o que ela tem com Miguel, o amigo que a encontra todas as tardes.

É um livro enigmático do começo ao fim, com uma escrita brilhante que você lê sem ver o tempo passar, além de ser uma história linda e devastadora.

Laura sofreu muito no passado, cometeu um erro que a meu ver, ela não teve nenhuma culpa, mas foi culpada por muitos, ainda mais por ela, e fica à beira do precipício. Seu pai, acaba de sofrer um derrame, em coma no hospital, deixa a filha mais angustiada e mortificada. Sorte de Laura que pode contar com a ajuda da amiga de trampo, Simone, e o amigo que sempre lhe escuta todas as tardes no parque, Miguel.
"Laura adoeceu e morreu um milhão de vezes aquele dia até esvaziar-se completamente, até não sobrar vontade alguma, a não ser a de morte."
Marcel começa a investigar Laura, e entende porque ela ama tanto se encontrar com Miguel, porém, acaba se apaixonando por ela, e fica nesse impasse de se revelar ou não.
O detetive é fera mesmo, e também consegue descobrir mais do que deveria sobre Miguel e alguns outros personagens secundários brilhantes.

Há muito suspense e segredos, no final eu fiquei completamente de boca aberta, com vontade de gritar, chorar, abalada, triste e também feliz por muitos personagens.
"Quando se sentir sozinha, pense nas flores. Pense nas sementes lançados pelo Pai Celeste."
Em contrapartida há o policial Alan, que sai fazendo justiça às próprias mãos, vingando a morte de sua amada. Dá para entender, mas não para justificar a visão do rapaz. Seu final é pesado e desesperador.
"O caminho é maior e mais íngreme para alguns, mais suave e ameno para outros, mas todos encontrarão um oásis no fim da jornada."
Acredito que o André Vianco, colocou esses três personagens Laura, Marcel e Alan, justamente por isso: para nos mostrar o que fazer com a culpa e o rancor. Seguir em frente, perdoar, ou dar liberdade total para o ódio(?).

O final me surpreendeu. Fiquei triste por um acontecimento, que de todo não foi ruim, embora não fosse o que eu esperava.
É um lindo livro, a Rocco caprichou na capa e diagramação, e com certeza lerei mais do autor.

Quem já leu?? Me conte o que achou, por favor!! Preciso falar mais sobre esse livro, rs  Ele conquistou meu coração!!

Ótima semana para vocês!
Beijos,
Ana M.

4 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro de André Vianco, mas gostei quando li os comentários de O Caso de Laura tanto que coloquei na minha lista. Agora vou colocá-lo na minha próxima meta de leitura, pois pelo que me parece o livro é bem interessante e intrigante. Adoro isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rejiane, é superintrigante, você amará, tenho certeza!!
      Um amorzinho, a gente se apega com os personagens que é uma coisa!! rs
      bjos

      Excluir
  2. Consegui ler o livro,e adorei,pois é do jeito que gosto. Sua resenha também ficou ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Eu amei, e a escrita do André é incrível!!
      bjos e obrigado pela visita!!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.