sábado, 14 de março de 2015

#Resenha: Lisístrata, Aristófanes

Oii gente, beleza??
Hoje tem uma resenha imperdível!
Confira:



Lisístrata, de Aristófanes, peça que foi representada em 411 anos antes de Cristo, na Grécia, é até hoje um grande sucesso, e motivo de muita polêmica!

E não é para menos!

Lisístrata, ou, conhecida popularmente como A Greve de Sexo, é uma peça imperdível! Descontraída, cheia de deixas e gracinhas, no entanto, com um intuito um tanto peculiar e preocupante, a guerra!

Uma guerra real acontecia. E Aristófanes, bolou um jeito, um tanto divertido e marcante, para tentar, por assim dizer, acabar com tanta violência e prejuízos!

A história é a seguinte:
Lisístrata, uma ateniense que já estava fartíssima da guerra que durava vinte anos, reuniu-se com as vizinhas, amigas, outras mulheres de cidades próximas, para tentar por um fim nesta calamidade terrível que acontecia!
"[...] Vocês tomavam resoluções idiotas e nós não podíamos nem dar conselhos. Mas quando ouvíamos dizer nas ruas: "Não há mais homens nesta terra?" e a resposta: "Não, acabou!", então ficamos impressionadas e resolvemos, num comício de mulheres, trabalhar unidas pela salvação da Grécia. Não podíamos mais esperar. Se vocês quiserem escutar quando dermos bons conselhos e souberem calar, como nós sabíamos, seremos a salvação de vocês".
Como os maridos e filhos homens estavam na guerra, e esses "digníssimos" maridos só voltavam da guerra para "dar uns pegas" e nada mais, Lisístrata, decidida como ela só, começa com suas parceiras uma nova guerra, que decidiria o fim de seus sofrimentos: Uma greve de sexo!

Isso mesmo!

Deixaria seus maridos que sofressem sem elas, enquanto ainda perdurasse a guerra!

Li a primeira vez em 2013 quando estava na universidade, e amei! kkkkkkk Interessante e inteligente! O livro é cheio de surpresas e revelações sobre nós seres humanos, luxuriosos e principalmente, sobre nós, mulheres, objetos!
"Ó, sexo dissoluto! Não escapa uma! Não é sem razão que somos assunto de tragédia. Quando vocês não estão pensando num homem, é porque estão pensando em vários!"
Sim, com a leitura desse teatro, percebi como a mulher é vista muitas vezes (quase sempre) como um objeto à fim de ser usado, tipo, você come e joga o bagaço, a casca fora. É, minhas amigas, muitas de nós, mulheres, são assim, apenas usadas!!! E a na maioria das vezes, são elas mesmas que deixam, gostam, se humilham, pedem para serem mais humilhadas!

Maaas.... não irei entrar neste assunto, afinal, cada uma sabe bem o que mais lhe dói, o que de fato lhe apetece.

Fica a cargo de cada mulher, cada homem, ser e fazer o que acha melhor, basta, você aceitar ou não!
"Como nós fazemos quando estamos bordando. Se a linha embaraça, é porque há um nó, e então, desfazemos o nó. Do mesmo modo, vamos desfazer esse nó chamado guerra e outros...".
Apesar de ser bem antigo, o tradutor adaptou superbem, arrasou, gente, ficou com uns diálogos muito bem descritos, eu ri muito e o tempo todo!!!!!

O que mais posso lhe dizer, é que essas mulheres, se negaram aos seus homens. Se distanciaram o máximo que puderam, mesmo, sofrendo, MUITOOOOOOOO!!!!
"Primeiro, só usaríamos a linha dura. Depois, é tanta gente querendo ocupar os cargos públicos que é como se quisesse enfiar uma porção de linhas ao mesmo tempo no buraco de uma agulha só. Isso não vai mais acontecer! Só entra na agulha linha fina. Linha que pretenda engrossar não entra! Mas para os esforços maiores cada um terá de cooperar com sua linha até formarmos uma corda bem forte, obra da boa vontade de todos, nacionais e estrangeiros. Mais ainda: com muita linha poderemos fazer tecidos para vestir todo o povo!".
Entretanto, como toda luta bem perseverada, essas graças fortes conseguiram o que queriam, e mostraram, provaram, ou melhor, que as mulheres, são totalmente capazes de ser mãe, filha, sogra, nora, esposa, general, organizadora de guerras, grevistas, rebeldes, fofas, duronas, meigas, trabalhadoras, e muito, muito mais!!!!!!!

É uma leitura rápido, em no máximo uma hora. De uma forma engraçada e criativa, torna-se uma crítica social superbem desenvolvida e deixa claro que independentemente da injustiça que esteja acontecendo, podemos SIM, fazer algo para mudar, sem violência, sem desrespeito, sem insubordinações. Apenas com fortes argumentos verídicos, força de vontade e respeito sempre! 

Leiam! A visão de vocês, com certeza, mudará para melhor! ;)
Beijo grande!
Ana M.

4 comentários:

  1. Oie parabéns pela resenha e pelo bom gosto na leitura...
    eu adoro essa peça já li ela umas duas vezes tanto pela facilidade quanto pelo seu conteúdo histórico como também pela sua resenha...
    mil beijos e sucesso! :)

    ResponderExcluir
  2. Migaa, obrigadãooo pelo comment!!!
    É muitooooo divertida e inteligente essa história!!!!!!! :D
    E a gente aprende mais sobre os séculos passando, de uma forma legal sem ser tediosa!!!
    Bjãooo, aaté mais :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    Que legal! *-* Confesso que não conheço essa obra tão famosa assim, maa até que fiquei curioso! :3 É sempre bom ler algo que nos faça rir, não é?

    Haha! Adorei a resenha! ><

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AAiiii Jhonatan! Eu riu só de pensar nela!!!
    é HILÁRIA!!! E extremamente bem escrita!!!
    Pega pra ler um dia, vc vai se amarrar! Tenho certeza!

    bjoos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.