quarta-feira, 21 de março de 2018

#Resenha: Quarto, Emma Donoghue

Oii pessoal, tudo bem?
Hoje tem resenha de um livro muito intenso e que fazia anos que eu queria ler!
Confira!

Desde o lançamento do filme O Quarto de Jack, que é baseado no livro Quarto, de Emma Donoghue, fiquei ansiosa para ler o livro e ver o filme.

Li e gostei bastante. O filme ainda não assisti. Confesso, não estou preparada! É muita intensidade e emoção!

Quando busquei saber mais sobre o livro Quarto, não entendi bem, pois na sinopse, só falava desse quarto em que Jack de cinco anos, vive com a Mãe, que no livro não sabemos o nome, mas no filme, li num site que é Joy.

Pois bem, logo nas primeiras páginas, Jack, o narrador, conta sobre as brincadeiras e o mundo da tevê que ele adora assistir, mesmo sabendo que nada daquilo acontece no "mundo real". Pra ele, apenas o Quarto, ele e a Mãe é que existem no mundo todo. Ah, e o Velho Nick também.

O Velho Nick, que Jack nunca viu pessoalmente, mas que vem todas as noites ver a Mãe, lhe dá medos. Ele só sabe que a Mãe o recebe a partir das 21hrs, e que ele NÃO PODE de jeito nenhum sair de dentro do guarda-roupa.

Ao decorrer da leitura, eu já compreendi. A Mãe, é uma escrava sexual do Velho Nick, que foi sequestrada ainda adolescente e Jack é o filho que ela teve com ele, ao sofrer violência sexual.

É pesado você compreender isso e acompanhar todo o decorrer da trama, que é permeado de suspense, medo, tristeza e os abusos frequentes que a Mãe sofre são horríveis de ver.

O Jack é muito inocente e quando a Mãe conta que foi sequestrada pra ele, ele não acredita que exista outras pessoas no mundo e que a história dela seja verídica.

Baseando-se num livro famoso (não vou dizer qual é pra não dar spoiler), a Mãe planeja algo grande e inesperado, ela busca um milagre, e mesmo sem Jack compreender, ele vai fundo confiando nela apenas.

É um livro bonito e triste.
Mesmo sofrendo essa violência por sete longos anos, a Mãe ama e cuida do Jack com muito carinho. Ensinando-o a ler, a cantar, brincando o tempo todo e educando com todo o seu amor, mesmo sendo uma prisioneira sem expectativas, e é seu amor por Jack e a dolorosa verdade do que a vida lhes aguarda, que ela busca uma saída.

Não posso falar mais mesmo pra não dar spoiler, mas confesso que a partir da metade não ficou tão bom. Foi aliviante, entretanto, foi difícil o que aguarda o Jack, o mundo que se abre pra ele não é fácil de ver e acompanhar. A gente sente suas angústias e medos na pele.

O Jack é um amorzinho. Muito fofo, inteligente e amoroso. Ele, mesmo sem compreender tudo o que está acontecendo, mesmo sem entender que ele é um prisioneiro, ainda sim, ele ama a vida e busca aprender mais dia após dia.

O final é bom, contudo, achei que não deu muitas esperanças.
É que bem, é um livro cru, embora seja narrando por uma criança de cinco anos, é verdadeiro ao mostrar a violência, o abuso sexual, o sequestro e as consequências desses atos tão terríveis e destruidores.

É difícil de ler, mas é uma leitura imprescindível.
Espero que possamos ajudar e lutar cada vez mais contra esses males.

Leiam!




Essa é a terceira resenha de Março do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um livro que tenha abuso.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijocas,
Ana M.

2 comentários:

  1. Oi, Ana!

    gostei da sua resenha! O livro parece bom, mas é muito forte e triste, né? Não sei eu aguentaria... A parte dos abusos e tal me parece muito forte.

    Pelo que eu entendi, chega um momento em que eles conseguem se libertar e Jack vai finalmente conhece o mundo real... Essa parte, embora deva ser bem complicada também, é algo que eu tenho mais curiosidade de ler.

    Beijos!

    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Nada acontece por acaso, navegando encontrei seu blog e amei!
    Estou seguindo e com certeza voltarei mais vezes.
    Lhe convido a conhecer os meus, deixarei os links, será um prazer lhe ver seguindo.
    Que o Anjo do Amor preencha teu coração! Que o Anjo da Luz te ilumine espalhando luzes para todos que cruzarem teu caminho.
    Abraços
    da amiga Lourdes Duarte

    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.