domingo, 28 de fevereiro de 2016

#Resenha: A Ponte de Haven, Francine Rivers

E aí, gente, como vai??

A resenha de hoje é um livro muito bom e bem reflexivo, leeeeeeeeeeeeiiaaaam!! <3


A Ponte de Haven é o mais novo sucesso de Francine Rivers, autora cristã e que mais uma vez me surpreendeu.
A Francine tem uma escrita ágil, primorosa e bem trabalhada em todos os sentindos. Em um único livro entra muitos aspectos e sentimentos de nós humanos e também fatos históricos verídicos. Como guerras e a participação de soldados protagonistas e a agonia e sofrimento de suas famílias; o submundo da televisão, suas artimanhas e discriminações; a força e o poder da fé; arrependimento e principalmente: o fruto de nossas escolhas.

Neste livro, a autora trabalha muito a falta do perdão + o que escolhas mal pensadas, ou com o propósito de atacar a família, amigos, etc., pode nos prejudicar completamente e dilacerar partes de nosso coração, de nossa alma, deixando aquela grande dúvida: "Em quem eu me tornei?", "Quem eu realmente sou?".

No início do livro conhecemos o pastor da pequena cidade de Haven, Ezekiel Freeman, que sai toda manhã antes das 6 para fazer suas orações caminhando pela cidade. Numa dessas manhã, o pastor Zeke, como é chamado, encontra debaixo da ponte de entrada da cidade, uma linda bebezinha que acabara de nascer, ele sente uma emoção forte assim que a vê, mas sabe que não pode ficar com ela, então a leva para o hospital. Chegando lá, avisa sua esposa Marianne e seu filho de 5 anos, Joshua que vão a seu encontro, e a partir do momento que Marianne a vê, não tem como deixar a bebê.

Como a esposa tem uma saúde muito debilitada, o pastor é contra adotar a criança, porém, não tem como tirá-la da mulher, e adotam a pequena Abra. Quando Abra tem 5 anos, Marianne falece e o pastor é obrigado a entregar a menina para uns vizinhos que gostam muito dela e já queriam adota-la quando foi encontrada.

E é assim que da-se início a história, agora é que o negócio pega fogo! rsrsrs
Acontece que Abra nunca aceitou o fato de o pastor Zeke tê-la dado a outro casal, por mais bem tratada pela nova família e a amiga-irmã filha delas, ela se sente rejeitada, não esquece as cincunstâncias de seu nascimento, não esquece a "segunda" vez que foi dada e passa uma infância e adolescência tumultuosa, sempre reclamando, tratando todos mal e evitando qualquer contato de carinho e amor com a família. O único que consegue penetrar essa armadura, atravessar essa "ponte" até o coração da menina, é o seu "ex" irmão adotivo, Joshua, que se torna um grande amigo.

Abra com 14 anos, foge com um bad boy que aparece na cidade e tem entrada na vida adulta da pior maneira possível. Sempre sendo usada, nunca amada verdadeiramente pelas pessoas que conhece então, é abusada e vendida de muitas formas. Não consegue mais saber o que quer para si, o que ama e quem lhe quer bem. Muitas mágoas se aculmulam, medos e diversas inseguranças. Abra se sente totalmente perdida dentro de si. Não tem boca pra reclamar de nada. 

Eu particularmente não gostei muito dela, porque ela não aceitou o amor dos pais, do pastor Zeke, de quase ninguém, e quando foge, convive com pessoas horríveis, que só pensam em fazer mal para os outros e em dinheiro, fama, e ela simplesmente não reage. Criticava tanto os pais, e agora não tem coragem de enfrentar a nova vida?? O caminho que escolheu...

É um livro lindo sim, me fez refletir muito sobre algumas atitudes que já tive, que vi outras pessoas terem, e sobre o que realmente queremos pra gente. O que realmente importa. Será que vale a pena pagar tão alto pra se sentir alguém de verdade? Será que se sentir amada é ter até os pensamentos controlados??

A autora é cristã, mas ela não faz pressão contra não cristãos, ela prova simples e verdadeiramente como é grande e eficaz, o poder consolador do Espiríto Santo. É lindoooo demaaaais de ver!

Eu indico para todas as pessoas! Claro que teve partes que não curti, ainda mais as birras da Abra com os pais, porém, refleti muito e me marcou evidentemente.

O final é surpreendente. O crescimento de Abra é único, eu não piscava os olhos, não queria deixar de captar toda a grandiosidade do perdão de Deus, toda a grandeza e restauração que Ele fez na vida dela. Incrível.

E o personagem Joshua é um amorzinho, gente, vocês precisam ler e conhecê-lo, rsrsrs    Ele me lembrou muito o Dante, da coleção Despertares, da Lycia Barros (que sai resenha em breve).
Prestem bastante atenção nesse personagem! Ele é um grande exemplo de fé e servidão ao Senhor. Sabe aquele "ditado", "Ganha quem perde?", é o que acontece com o Josh.

Leiam, não percam tempo! Esse livro vai mudar sua forma de escolher cada passo importante a dar. E até aquelas coisinhas minúsculas que você não dava importância, fará diferença.

Beijos,
Ana M.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.