terça-feira, 10 de março de 2015

#Resenha: Freddie Mercury, Selim Rauer


No livro Freddie Mercury de Selim Rauer, somos apresentados a um outro Freddie Mercury: um desconhecido. Um homem imensamente diferente daquele líder carismático e apaixonante do Queen!

Sim, embora ele dissesse que não, ele era sim, O líder da banda!
O Queen sem ele perdeu aquela paixão, tocam muito bem ainda, mas o Freddie é essência do Queen; a alma da banda QUEEN!

Eu sou fã do Queen desde pequetita. Conheci por volta dos quatro anos, quando meu primo era fã alucinado, rs.

O que mais me chamava a atenção, era aquele cara bonitão que vestia roupas de couro, todo estiloso e real. Sua vivacidade é leal, voraz até. Não é daquele artistas que se vestem apenas para "causar" no show. Ele era completo. Suas roupas o preenchiam como se fossem partes do seu corpo. Independentemente da forma como estava trajado, ele era vivo. Reluzente como ouro, precioso como diamante.
♪ "Freddie in the sky with diamonds..." ♫ ... Sim, ele era assim!
E é! 

É o primeiro livro do Freddie que leio. Atualmente estou lendo o livro homônimo, escrito pelo grande amigo e fiel funcionário, por assim dizer, Peter Freestone. Muito legal e detalhista também, em breve terá resenha aqui no blog.

O começo é simples, porém revelador. É nele que vemos claramente como foi o princípio da vida de Freddie, e essencialmente: como definiu-se seu caráter, aquele que viemos conhecer, embora não tão abrangentemente.


Freddie Mercury é o nome artístico de Farrokh Bommi Bulsara, nascido no dia 5 de Setembro de 1946 (dia do ano novo pársi), no hospital público de Stone Town, ilha de Zanzibar - que fica na confluência da África, Ásia e Oriente Médio. Ou seja, Freddie (apelido que ganhou na escola quando criança) é persa, o que nem dá para acreditar, afinal, como o mundo preconceituoso de antigamente (ainda mais que hoje), não seria de se estranhar se ele tivesse sido rejeitado pela sua naturalidade.
Mas acredito eu, que seu talento falou muitooooooo mais alto!
"Não teve tempo de envelhecer. Mas, ao longo da doença, pode observar a própria aniquilação e adivinhar como seria alguns anos mais tarde, se a doença não o tivesse apressado daquela maneira. Ele, o sex symbol, aquele que dominava os estádios e a multidão, o pavão do rock, compositor excêntrico e melancólico, romântico e exigente, uma das vozes mais notáveis da música do século XX, teve uma morte que incluía a degradação e o sofrimento, e que foi a imagem de sua paixão e do trabalho obstinado: violenta, intensa." - P. 17
Teve uma irmã mais nova, Kashmira, e seus pais Jer (a mãe) e Bommi Bulsara, o mandaram estudar na Índia, perto de Bombaim, para ter um estudo mais avançado na St. Peter's School de Panchgani, à cursar o oitavo ano, estava na base de 13/14 anos, uma criança ainda.

O livro é lindo, poético, essencial para todo fã de Queen e Freddie Mercury! (não detalharei, quero aguçar a curiosidade de vocês, aHAHAHAHAHAHAH!).


Freddie desde que chegou à nova escola, já demonstrou seu interesse por meninos, e segundo o autor, até teve um namoradinho, mas foi descoberto e tudo se arruinou. Primeira decepção amorosa.
"Era uma diva dos tempos modernos, figura magnífica, trágica e cômica, triste e esplendorosa - assim como Marilyn, John, Maria, Elvis, Bob ou Jimi. E, tal qual eles, como se costuma dizer, fora levado antes da hora. Mas seu desaparecimento lembraria toda uma era. Uma era que acabou para sempre, embora se mantenha presente em nossa cultura, como Monroe, Lennon, Callar, Presley, Marley ou Hendrix." - P.17
O menino Mercury sofreu muito sozinho sem os pais, a irmã e as babás.
Porém teve alguns amigos. Participou de várias atividades estudantis e tirava notas altas.

Quando jovem entre os 18 anos, foi estudar arte designer na Inglaterra, e lá conheceu Brian e Roger, logo fazendo amizade e até um pouco manipulando-os! kkk

Porque no começo da banda que viria a ser o Queen, o Freddie não era o vocalista, então ele meio que se impunha, jogava algumas indiretas e tal para provar que seria o melhor para a banda, e CONSEGUIU, obtendo um exito incalculável!!!!!

Freddie foi um homem espetacular. Primoroso cantor. Invejável intérprete e compositor. Fazia arte com tudo que lhe chegasse às mãos. Amante incorrigível da vida, e também é claro, dos homens e das mulheres!

Quem mais amou foi Mary Austin (uma chata), mas também teve seus namos preferidos homens, e a atriz Barbara Valentin, gosto dela! kk

Era insubstituível, embora muito inquieto, ansioso, perfeccionista ao extremo, queria tudo certo e conforme à sua vontade!
"Freddie não demorou a entender uma coisa, no momento em que sua morte se apresentava como eminente: tinha de proteger os seus, custasse o que custasse, de dificuldades financeiras nas quais poderiam mergulhar quando já estivesse morto." - P. 287
Foi um belo homem. De corpo, alma e coração, ele encantou multidões e apesar de sua exigência exagerada, conquistou quem estivesse perto.

Foi não, É, Uma daquelas pessoas que por onde passam, deixam suas marca. Marcando gerações, e deixando imensas saudades! <3

EU TE AMOOO MUITOOO FREDDIE MERCURY!!!! ♥
Love of my life!
Foi com você que aprendi a viver a música a cada dia, e ter forca sempre para lutar!

Leiaaaam, pois vocês vão se apaixonar por esse ilustre ser humano!

Classificação: 5
Beijos irados,
Ana M.

2 comentários:

  1. Ana!
    Não li ainda nenhum livro dele ou sobre ele, porém gostaria muito já que sou fã de carteirinha.
    Gosto de tudo nele e das performances que fazia no palco.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii miga é muitoooo lindo!!! Eu li em dois dias, flui rapidamente!!
      Você precisar ler esse livro, rsrs E conta muita coisa legal sobre a personalidade, infância/adolescência de Freddie!!!
      Também amoooooo ele! Que energia contagiante no palco ele tinha! Dá vontade de sair pulando kkkkkkkkkk
      Cheirinhos!!
      Ana

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.