quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Entrevista com Tércio Ribas Torres, autor de Beleza Estranha

Boa tarde, gente!

Tudo bem?

Hoje tem uma entrevista maravilhosa com o autor do livro Beleza Estranha, leitura que gostei muito, e foi a primeira resenha desse ano, Tércio Ribas Torres.

Confira!

1. Como surgiu a ideia para escrever Beleza Estranha? 

Eu trabalhei no Metrô de Brasília, entre 1998 e 2004. Nos turnos da noite e da madrugada, quando havia menos serviço, um colega me contava as histórias de sua família. De vez em quando eu ameaçava: olha, isso dá um livro! Até que um dia eu deixei as ameaças e parti para as vias de fato. É para ele, Marcelo, que dedico o livro. Ele só me pediu para trocar o nome do personagem, que no livro se chama Roberto – aliás, o único nome próprio de toda a obra. Não se trata de uma biografia, mas foi a história da vida dele que me inspirou a escrever Beleza Estranha. 

2. Teve alguma dificuldade, algum bloqueio criativo para concluir a história? 

Dá quase um livro dentro do livro. Eu comecei a escrever em 2001. Mas vieram outros desafios como concluir o curso de Jornalismo, o casamento, passar em um concurso legal. Depois retomei a escrita em 2008 e concluí o livro em 3 meses. Aí veio o desafio de procurar uma editora. Em 2014, o livro foi lançado pela Editora Faces. Mas a editora quebrou e veio uma nova edição, pela Chiado Books, em 2016. No ano seguinte, o livro recebeu o prêmio Latino International (AWA) como melhor romance em português. 

3. Eu gostei muito da trama, achei muito forte e sensível. Mas, você teve algum receio da história não ser bem aceita pelos leitores? 

É uma história de violência doméstica, em que todos as consequências dessa realidade terrível podem ser percebidas. Sempre tive muita consciência de que o tema pode afastar algumas pessoas. Em outros blogs que fizeram resenha, é comum perceber entre os comentários a ressalva de que “minha família passa por isso, assim não vou ler o livro”. Da mesma forma, o livro trata de um acerto de contas familiar, do perdão, do amor. Esses são, sem dúvida, temas que podem atrair o leitor. 

4. Sobre o personagem Roberto, o que você pode dizer sobre ele? Acha que a mensagem que ele passa pode ser bem aceita? 

Roberto é um personagem muito forte, com suas falhas, suas virtudes, seus limites. É alguém que a gente pode conhecer na faculdade, na igreja ou no serviço. Sua luta é uma lição de vida. Perdoar é um desafio para todo mundo. É claro que existem situações específicas e as pessoas têm reações diversas em seus casos particulares. Pessoalmente, acredito que perdoar é importante também para quem perdoa, pois é como deixar um peso pra trás, virar uma página e enxergar novas possibilidades. Quem não perdoa carrega a mágoa consigo, que termina ocupando espaços psicológicos que poderiam ser dedicados a tantas outras coisas. É importante ressaltar que a violência doméstica tem suas terríveis consequências, inclusive como crime, e deve ser combatida e punida, dentro do processo legal. 

5. Tem planos para um livro novo? 

Estou escrevendo um livro de contos. E tenho outros três livros infantis prontos, “na gaveta” do notebook. Minha ideia é, depois deste tempo de pandemia, dedicar energia para a publicação desses livros infantis.

6. Você poderia dar dicas para escritores iniciantes? 

Ainda não me vejo em muitas condições de dar dicas, rsssssss... Mas não vou fugir da pergunta. Poderia dizer para os novos autores nunca desanimarem. Stephen King foi recusado diversas vezes, até conseguir publicar seu primeiro livro. Hoje, é um monstro da literatura mundial. Outra dica é sempre deixar os escritos registrados, seja em um caderno, no computador, de preferência em mais de um lugar. Alguma coisa que hoje pode não fazer muito sentido pode se tornar especial daqui a alguns anos. Mais: ler muito, conhecer o português, revisar o que foi escrito e buscar uma forma de publicar. Se não for em uma grande editora, pode ser de forma virtual, em um blog, ou em pequenas tiragens ou por demanda. Mas não deixe de publicar! Quando o autor escreve alguma coisa, aquela obra é dele. Quando ele publica, a obra é do mundo!

7. Muito obrigada pela entrevista! Deixe um recadinho para os leitores do blog, sinta-se em casa!

Primeiro, quero agradecer a sua atenção e o seu carinho. Os blogs literários cumprem um papel importantíssimo hoje no sentido de valorizar a nossa literatura. Muito obrigado! Aos leitores, que continuem lendo, que valorizem os autores nacionais, sempre buscando o conhecimento. Para terminar, cito dois versos da Bíblia: não há limites para escrever livros (Eclesiastes 12:12) e feliz é aquele que adquire conhecimento (Provérbios 3:13). Muito obrigado!


Agradeço ao Tércio, adorei a entrevista, e obrigada pelo carinho e atenção!

Demais essa entrevista, né, galera!?

Por isso não deixem de ler a resenha AQUI!

E vocês podem comprar o livro AQUI!

Beijocas,

Ana M.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.