quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Resenha: Um caminho para a liberdade, Jojo Moyes

Boa noite, gente!

Tudo bem?

Hoje tem resenha de um livro que eu estava louca para ler!

Confira!

Um caminho para a liberdade da autora inglesa Jojo Moyes foi um dos lançamentos mais aguardados por mim. Porém, a escrita dela continua arrastada e desde novembro passado estou com ele aqui, me gritando para lê-lo!
Agosto foi o mês! Finalmente o li e gostei muito! Um dos melhores da Jojo, com certeza!

O livro conta a história de cinco mulheres que se conhecem na década de 1930, no Kentucky, EUA. Numa cidadezinha cheia de preconceito, probleza e iniquidades, essas mulheres com sua biblioteca ambulante, isto é, elas levam os livros para as pessoas em suas casas, à cavalo. Elas terão muito o que enfrentar, lutando por uma vida melhor, mais justa e pelo amor aos livros. Cinco desconhecidas que através de páginas e cavalgadas se tornarão grandes amigas.

Margery, Alice, Sophia, Izzy e Beth se conhecem logo no começo do livro. Na verdade, elas já se conheciam de vista, e Alice é nova na cidade, pois acabou de se casar com Bennett, um jovem mesquinho e ignorante.

Alice veio da Inglaterra e sofre muitas agressões por parte do sogro e do marido. Quando Margery abre a biblioteca, vê nela uma oportunidade de respirar ar puro novamente.

Sophia por ser negra só pode trabalhar em bibliotecas para negros. Sim, um horror! Então, convencida por Margery ela vem trabalhar nesta, embora seja clandestinamente.

Todas as outras bibliotecárias também sofrem algum tipo de repressão é juntas que superarão e encontrarão forças onde nem elas mesmo imaginam.

Gente, que livro!

Não dá pra citar cada personagem, são vários, cada um com sua importante e dor, cada um com seu impacto.

São muitos acontecimentos, todos muito marcantes e só mostram o quanto os livros salvam.

A intolerância e machismo com essas mulheres é grotesco demais. Teve partes que precisei parar de ler um pouco para respirar.

O final foi de tirar o fôlego! Virei a noite lendo mesmo com dor de cabeça! rsrs

A Margery e a Alice são os destaques. Todas são incríveis e têm sim sua importância, mas essas duas estavam sozinhas, sem família, sem ninguém, abandonadas. E foi unindo-se, com sororidade real, que conseguiram dar a volta por cima!

Não vou falar mais para não dar spoiler, mas é daqueles livros que todos têm que ler na vida, sim!

Muito bom mesmo!

Indicadíssimo!
        
Essa é a primeira resenha de agosto do Desafio Literário Livreando 2020.
Da opção: autora inglesa.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijocas,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.