domingo, 28 de agosto de 2016

#Resenha: Um Porto Seguro, Nicholas Sparks

Ei galera, como tá o domingão??
Confira mais uma resenha!!!


Pra quem não sabe eu sou fã de Nicholas Sparks, mas... sou uma fã diferente, digamos assim, rs
Eu sou apaixonada, louca, alucinada, pela escrita e delicadeza de tio Nick!!

Eu AMOOOOO DEMAIS o jeito que ele escreve. Ele põe tanto amor nas palavras. Tanta doçura e sabedoria que não tem como não amar. Eu queria ter metade do talento dele, rsrsrs

Ele escreve muito, muito bem! A escrita me encanta.
Porém...
Confesso pra vocês que nem sempre gosto dos finais que ele da para seus livros.
Ou são finais infelizes. Ou rápidos, sem muitas explicações.
Daí fico encucada.

Eu tenho todos os livros dele, embora os que eu não curti já doei e troquei kkkkkkkkk to aqui em casa só com os que me satisfizeram totalmente e com os que ainda não li. Pois é. Sou muito chata kkkkkkkkkk

Um Porto Seguro foi um livro lindo, delicado, difícil de engolir e ao mesmo tempo, com um final rápido, deixando algumas explicações e pontas no ar. Não deixa de ser ótimo, de ser hiper reflexivo e envolvente. Mas pra mim, não foi o melhor do tio Nick, apesar de ele ter sido extremamente corajoso e perspicaz ao escrever sobre um tema tão horrível, triste e difícil de lidar, explicar, de viver: a violência doméstica.

Katie, recém chegada a pequena cidade de Southport, esconde um passado violento, triste, e assustador. Com muita fome, poucas roupas e quase nenhum dinheiro, após fugir de seu marido, o nojento, inescrupuloso Kevin, Katie se vê sem muitas saídas, com muito medo, e com a sensação de que mais cedo ou mais tarde Kevin virá busca-la, e acabar com ela.

Logo que chega, passa trabalhar num restaurante local como garçonete e aos poucos fará amizade com o doce Alex, dono de uma mercearia, viúvo e pais de dois filhos lindos e fofos, que se encantarão por Katie, e também ficará bem íntima de sua amiga, Jo, vizinha da pequena cabana que Katie acabou de alugar.

Obviamente Katie é bem relutante em manter um contato mais íntimo com seus novos amigos. Sorte sua, que tanto Jo quanto Alex são bem queridos e compreendem que Katie não vem de uma vida muito fácil, que esconde um passado e que o melhor é respeita-la.

Só que Katie se sente bem. Viva, até feliz. Sonha em voltar a viver, mesmo com o medo constante que sente, tendo pensado em voltar a fugir de cidade a cidade para se esconder do ex-marido, que é investigador, pra "acabar" com sua paz geral.

O livro é bem rápido, apesar de ter mais de 400 páginas. A escrita é muito bonita. Suave e mesmo nas cenas de flashback de Katie em que ela é tortura e humilhada, agredida de muitas formas pelo ex, ainda assim, conseguimos ler naturalmente, embora dê uma raiva, uma vontade de mudar essa situação tão atual para muitas mulheres, tão devastadora!

Kevin é doentio. Perverso e louco, mas não deixe-se confundir pelos seus momentos de insanidade. Ele sabe o que faz, sabe como esconder, como camuflar sua personalidade podre, e trabalhando com a polícia surge mais um impedimento para a Katie se livrar dessa.

Gostei muito do livro. Achei o Alex e seus filhos uns fofos, muito amorosos e compreensivos e o relacionamento dele com a Katie começa com uma amizade, uma cumplicidade divertida e aos poucos torna-se um amor mais forte. Gostei muito também do relacionamento dos dois com as crianças, dela como namorada do pai deles, tratando-os como filhos, e dele, como pai viúvo, soube dosar bem ser um educador, protetor e amigo das crianças sem ser relaxado.

A Jo foi uma amiga fiel e engraçada, conselheira e paciente, suas cenas foram bem legais e misteriosas, aliás, a Jo é uma personagem que me surpreendeu totalmente no final, até gostei do que o tio Nick fez com ela, porém, ficou sem algumas explicações.

O final foi de tirar o fôlego! Completamente!
Katie passará por um estado crítico de medo e desolação. Eu estava morrendo de sono, mas não conseguia parar de ler! Tive que terminar, saber o que aconteceria, e foi um final muito bom, deu pra entender a mente das pessoas "encapetadas" que cometem tantas atrocidades com seus cônjuges, principalmente com as mulheres.

No entanto, o que não curti nada, foi a correria do final, do findar dos problemas de Katie, da rapidez com que tudo aconteceu e não teve um "pós fatos", eu queria ver algumas "recuperações", "novos caminhos" que prometiam surgir.
Um livro intenso e que deve ser lido por todos. E ah, não tenham medo do final rsrs
Não posso contar muito pra não dar spoilers, mas te digo, valeu a pena ler, apesar da pressa kkkkk

* Leia também as resenhas dos livros de Nicholas Sparks:
- O Resgate
- Uma Longa Jornada
- O Guardião


O livro Um Porto Seguro foi publicado no Brasil originalmente em 2012, pela Editora Novo Conceito com aquela capa que está lá em cima (a que li) e depois do lançamento do filme, foi relançado o livro com a capa do poster do filme que vou deixar aqui embaixo e também deixarei a nova capa que o livro terá, pois será lançado agora nesse mês pela Editora Arqueiro.




Essa é a primeira resenha do mês de Agosto para o Desafio Alfabeto Literário (Clique aqui para saber mais).
As iniciais correspondentes são F e N.


E aí, quem já leu esse livro encantador?? E quem quer ler?
Não deixem de comentar!!! =D

Beijos,
Ana M.

Um comentário:

  1. Também adoro o Nicholas! Sobre os finais dele: é bem, então, são difíceis de lidar kkkkkk mas considero a melhor parte! Ainda não li esse, mas está lá na estante esperando a vez.
    Já assistiu ao filme baseado nesse livro? EU gostei bastante, recomendo (tem/tinha no Netflix qdo assisti)
    Obrigada por participar do #desafioalfabetoliterario

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.