quinta-feira, 17 de setembro de 2015

#Resenha #30: Tempo de Esperas, Padre Fábio de Melo

Oiie gente, beleza??
Desculpem meu sumiço, ando muito ocupada, rs (muitooos livros encalhados kk).
Mas vou tomar vergonha na cara e postar mais, ok?

Hoje tem uma resenha bem legal de um livro especialíssimo para mim. Confira:


O livro Tempo de Esperas, O Itinerário de um Florescer Humano é narrado através de cartas, de uma forma fluída e bem casada. Sem pontas ou dúvidas.

Alfredo é um jovem acadêmico de filosofia, desacreditado da vida, e que ainda por cima acaba de sofrer uma decepção amorosa. Fica desolado, e por impulso desabafa com um de seus professores, que resolve lhe apresentar um amigo, que certamente poderá lhe ajudar. Esse amigo é o escritor e professor aposentado, também de Filosofia, Abner, Assim inicia-se uma amizade sólida e enriquecedora, através de cartas, que mudará a vida dos dois completamente. 

Alfredo conhecia Abner apenas de nome e sabia de seus grandes feitos. Fica maravilhado com a possibilidade de amizade, justo com um ídolo seu, e sem perder tempo, pede ajuda à Abner, como poderá reconquistar o amor de Clara - que lhe abandonou para viver com um florista.

O professor Abner é um homem tranquilo, feliz e sábio. Busca a felicidade através das simplicidades da vida, como cuidar de um jardim, por exemplo...
Com ensinamentos leves, descontraídos e naturais, vai ensinando seu pupilo a lutar e reconhecer em si mesmo aquilo que mais vale e lhe trará o sucesso que tanto almeja. Em contrapartida, Alfredo que é um tanto metido, não consegue deixar de questionar ao professor o porque dele ter abandonado sua vida de sucessos e realizações, a mesma que quer para ele. O professor leciona em cada carta, singelamente que o sucesso vem da fé, do amor próprio e ao próximo, da contemplação dos milagres da vida. Aquelas coisinhas simples que não damos o devido valor, mas que têm um sentido inestimável, que por vezes só respeitamos e zelamos depois de perdermos.

"O amor não seria isso, meu jovem Alfredo, o conforto da contemplação mística que o outro nos desperta? Sei que não é fácil compreender tudo isso. A contemplação não pertence aos territórios da inteligência. Pertence aos da sabedoria. Eu também já perdi muito tempo correndo atrás de perguntas e respostas. Hoje eu espero que elas me venham naturalmente. Descobri que a contemplação minimiza as ansiedades que antes me roubavam a alegria."
Leitura essencial! Se você quer discorrer sobre a vida, sobre sua beleza e fragilidade, conquistas e perdas imprescindíveis para o crescimento, leia este livro! Garanto que sua visão mudará drasticamente, e a sua vida se tornará mais rica e leve, feliz, feliz!!
"Meu caro Alfredo, não saber perder já é uma forma de perder sempre. E perder sempre é um jeito mesquinho de morrer antes do tempo. Quem não aprende a lidar com as perdas corre o risco de manter a vida estacionada. Multiplica os desafetos e despeja sobre o mundo todas as suas insatisfações." 
O padre Fábio de Melo escreve lindamente, com um toque poético e certeiro. Li dele também Quem me roubou de mim?, e pretendo ler suas outras obras em breve.
"[...] Paralelo ao pódio principal existe outro, não concreto, e que só pode ser visto pelos olhos de quem sabe crer que no fracasso há vitória. Nele eu ocupo o lugar mais alto. Sou muito mais homem depois de ter sido derrotado, e essa visão eu devo a você (de Alfredo para Abner)." 
Um grande beijo,
Ana M.

4 comentários:

  1. Curti sua resenha! Mas,ainda não li o livro... mas, pela resenha me estigou ainda mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Raíza!!
      Que bom que gostou, espero que possa lê-lo logo logo!!
      É um livro sensacional!!!
      Beijo enorme!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Esse padre além de ser um excelente poeta, é de uma sabedoria sem igual. Já li alguns livros dele, mas não conheço esse. Valeu pela dica, Ana.

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores livros que já li. Tem uma particularidade. Deve ser lido necessariamente sem adiantar páginas. Sequência normal. Acheio-o enriquecedor, assim como os demais livros do pe. Fábio de Melo. Já li todos. Eneida Dias de Miranda, blog http://percepcoesreais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.