segunda-feira, 20 de julho de 2015

#Resenha: Diário de um Banana, Jeff Kinney (Série Diário de um Banana #1)

Oi pessoal, tudo bem??

Diário de um banana, conta as "memórias" de Greg Heffley, que está no ensino fundamental (6ª série), e através seus desenhos e textos, ficamos conhecendo sua vida e suas maluquices. A relação com a família e os dois irmãos, Rodrick e Manny e seu melhor amigo Rowley.

O Greg é muito doidão kkkk Mas também é muito admirável, sério. Ele nunca perde o pique, tá sempre disposto a fazer e elaborar seus planos "grandiosos", enfrenta algumas coisas um tanto desagradáveis, e continua, sem reclamar *muito*.

Greg discorre muito sobre os bullyings que sofre, e até que pratica, por sobrevivência na sua escola, ou pelo gosto de fazê-los mesmo.

Greg e os irmãos mantém uma relação mista de amor, ciúmes e falta de paciência. Mas é bem interessante. E curiosa. Ele se dá bem com os pais, e também com a família do amigo, Rowley, com quem ele muitas vezes falta com a "verdadeira" amizade, por, seus fins pessoais. Talvez um tanto egoísta, porém, o que se percebe, é um garoto inocente e esperto que tem que fazer de tudo, até trapaças, para conseguir sobreviver as dificuldades da infância, como o bullying, as inconstâncias da vida, os mini e graves problemas que surgem, a falta de popularidade, etc. (algumas bobeiras, que são muito sérias na pré-adolescência).
"Já falei para o Rowley pelo menos um bilhão de vezes que, agora que a gente está no sexto ano, você tem que dizer "dar um tempo", não "brincar". Mas não importa quantas vezes eu reclame, ele sempre se esquece na vez seguinte."
O Greg é bem um personagem anti-herói; ele se torna um malandro diversas vezes, como eu disse. Um tanto sarcástico e até passivo.
"A maioria das crianças acorda cedo no sábado para ver desenhos animados ou coisa do tipo, mas eu não. A única razão de eu sair da cama nos fins de semana é porque chega uma hora que eu não aguento mais o gosto do meu bafo."
Quem já passou por bullying, sabe como é. E o Greg enfrenta, passa por cima, esquece, mesmo errando, ele nos dá o exemplo de que não devemos desistir de nada. Eu, particularmente, aprendi muito isso com ele!

É um livro rápido e de fácil leitura, dá para lê-lo em umas duas horas, por aí. Eu li em dois dias, mas eu estava com bastante dor aquele dia, por isso parei - contra a vontade, porque é bem engraçado, dá vontade de ler a série inteira duma só vez!
"Os pais do Rowley têm muito dinheiro, então sempre posso contar com eles para um bom presente." (Greg, confabulando sobre ter esquecido comprar um presente de Natal para seu melhor amigo! RISOS!).
Apesar de ser um livro voltado para o público infantil, eu gostei muito, pois retrata bem os dramas, peculiaridades e dificuldades dessa idade. O personagem principal leva "bem na esportiva" o que eu achei fantástico. Eu na idade dele pirava com tudo! rsrsrs
Vale a pena ver. Dá pra tirar muito proveito, e você para e ver, como pode passar por cima das humilhações / bullyings sem deixar se afetar, muitas vezes...
O livro não tem essa pegada "auto-ajuda", mas dá pra entender que podemos escolher até certo ponto o que nos prejudica ou não!

O meu exemplar tem 218 páginas, é de capa dura vermelha, folhas amareladas de boa qualidade e diagramação perfeita e linda! Na parte escrita pelo Greg está imitando a letra dele (letra bastão), muito legal mesmo! Se você estiver querendo uma leitura leve, divertida e rápida, a série Diário de um Banana é a escolha certa! Estou ansiosíssima para ler os outros livros, que infelizmente ainda não foi possível (a falta de grana me impede, mas vamos lá, rsrsrs).
:D

Beijocas,
Ana

2 comentários:

  1. Eu nunca li Diário de um Banana, mas meus alunos, alguns, ao menos, adoram.
    Essa mensagem que ele traz contra o bullying é bem interessante.
    Lerei em breve,

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linguagem é bem infantojuvenil, não é o meu preferido, mas amei a mensagem que ele trouxe, porque ajudará bastante as crianças e pré adolescentes que o lerem ;)
      bjooos!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.