segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

#Resenha: Um Conto de Natal, Charles Dickens

E aí, gente, como estão?
Começando a semana com novas leituras?
Hoje venho trazer a resenha de um livro clássico que eu queria ler há anos!
Confira!

Acho que Um Conto de Natal, de Charles Dickens, é um dos clássicos mais lidos e conhecidos da literatura universal.

Eu ainda estava no Ensino Médio quando o pegay pra ler pela primeira vez, mas não passei das primeiras páginas. Queria muito ler, porém, achei beeeeeeem vagaroso e chatinho.

Esse mês resolvi tentar de novo. Afinal, eu nunca perdia totalmente a vontade de conhecer essa história.
Pois bem. Li, e da metade pro final foi bem mais fácil, mas, não gostei tanto assim! kkkkk

A história é sobre Scrooge, que na noite de natal, seu amigo e sócio já falecido, Marley (sempre me lembro do cachorro ao ler esse nome! kkkk), aparece pra ele, para lhe contar do infortúnio todo de sua vida após a morte e que três espíritos apareceram pra ele naquela noite, e dependendo de suas respostas, ele estará condenado para sempre.

Scrooge é um homem muito rico, rude, avarento, sem misericórdia, nem amor pelo próximo. Só pensa em fazer mais dinheiro, mesmo que precise passar por cima de todos. E nem pra gastar esse dinheiro ele presta, já que sendo tão pão duro, não quer gastar nada, nem para benefício próprio.

Cético, mas assustado com esse fantasma de Marley, ele permanece durão. E conforme os espíritos vão aparecendo, ele vai se transformando e a rocha que o cobre, rachando, até ele se entender consigo mesmo e descobrir seu verdadeiro eu.

A história foi escrita em 1843, por isso não consegui gostar tanto. Os detalhes da trama, os personagens, a linguagem, TUDO, é beeeem diferente dos dias atuais, então, foi normal me causar essa estranheza, e acredito que eu não seja a única. kkkkk

Apesar dos assuntos serem tão diferentes, a questão principal é mesma: o que se torna um homem que põe o dinheiro acima de tudo? Principalmente, acima do amor?

Ao final da noite, após "conversar" com esses três espíritos, Scrooge, surpreende a si mesmo. Ele não só descobre de pontos que acontecerão no futuro, como descobre o quanto perdeu no passado e o quanto ainda precisa mudar e restaurar. E o quanto ainda quer amar.

É livro que traz uma história profunda sobre o que valorizamos e endeusamos nessa vida. O quanto o amor e relacionamento com as pessoas são importantes e mudam tudo ao nosso redor.

Uma boa história, sim.
Me causou estranhamento demais, mas é muito boa!
Recomendo!




Essa é a terceira resenha de Fevereiro do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um clássico.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijocas,
Ana M.

3 comentários:

  1. Que bacana um livro de nostalgia adoro bjs da uma passadinha no meu cantinho
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Não sabia que tinha um livo rs Conheço essa história através de um filme em desenho! Também acho que não curtiria muito a leitura,mas amei o filme!

    Beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Também tive oportunidade de ler esse conto clássico de Dickens ainda na adolesceência e me encantei desde aquela época.
    Amei sua análise, parabéns!
    Bom dommingo!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2018/03/divulgacao-cultural-30-26-poetizando-e.html

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.