quarta-feira, 29 de novembro de 2017

#Resenha: Raabe, Francine Rivers (Série A Lineage of Grace #2)

Oii gente,
Bora pra mais uma resenha!
EEEH, vem comigo!


Francine Rivers é uma das minhas autoras preferidas da vida!
Ela é cristã, e ama falar sobre o amor redentor de Deus!
E o que mais me encanta em seus livros, é o como ela é certeira e real, sincera.
Apesar de escrever romances cristãos, ela sabe como ninguém criar personagens verossímeis, cheios de erros, defeitos, passados tortuosos, que só pela graças de Deus, consegue ter sua vida transformada para a melhor!

E a Série A Lineage of Grace é o maior exemplo disse. Nessa série, Francine Rivers escolheu cinco mulheres que tiveram suas histórias contadas na Bíblia e que fazem parte da linhagem de Davi, a linhagem que nasceu o Filho de Deus!

A Lineage of Grace ficou traduzido para o português como Mulheres na linhagem de Jesus, mas os livros, infelizmente, estão esgotados, então, tô divulgando mais com o nome original, pois nos sebos e na Amazon você consegue encontrá-los disponíveis em inglês, embora caros, rs.
Outro ponto que vale ressaltar, são os nomes dos cincos livros. Em inglês eles vem com um nome sobre a personagem retrata específico + o nome de batismo da personagem, exemplo: "Unashamed :Rahab", e no português, a editora Mundo Cristão deixou o título portando apenas os nomes das personagens. Eu gostei, e não vejo porque reclamar disso, apesar de que o título original deu um toque especial sobre essas mulheres, como o da "Raabe: Unashamed = despudorada".

Bom, voltando pra história...
No ano passado achei num sebo aqui perto o quinto e último livro da Série, Maria. E simplesmente amei! Que livro lindo, emocionante e viciante!

Mais pro final do ano, consegui adquirir mais dois: Raabe (em português, deixei a foto em inglês só pra vocês verem a diferença no título) e Unshaken: Ruth (esse, no inglês mesmo).

Porém, só esse ano os li, e mais uma vez, amei!
Só tenho uma ressalva a fazer: foram muito curtos, gente, eu queria mais! kkkkkkkk

Seguindo bem a história original de Raabe descrita na Bíblia, Francine Rivers, traz uma história fascinante de dor, amor, luta e perdão. Mais uma de redenção.

Raabe, com cerca de 15 anos, é vendida pelo pai a fim de se tornar prostituta do rei, para que ele consiga dinheiro e possa sustentar sua família, que está a beira da morte por inanição, de tão pobres que estavam.

Mesmo entristecida e muito revoltada, Raabe aceita, e quando é "descartada" pelo rei, passa a ter uma casa luxuosa e sem mais nenhuma esperança e amor próprio, continua a se prostituir, afinal, é a única coisa que sabe e tem.

Os israelitas estavam na outra margem do Jordão, esperando a oportunidade de cruzar o rio e chegar a Canaã, e para saber o que fazer e como proceder, Josué envia dos espiões para Jericó, e ao chegarem lá, recebem a ajuda de Raabe, que passa a crer no Deus de Israel, ainda mais depois de ter sido tão desprezada e abandonada pelos deuses de barro que sua cidade e cultura acreditavam.

Após prometem a Raabe que salvaria ela e sua família, Raabe os ajuda a sair da cidade sem mais percalços, mais tarde sendo salva e indo para Canaã com sua família (pais, irmãos, cunhadas e seus sobrinhos). 

Lá, casa-se com Salmon, gerando Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-a parte da linhagem de Jesus.

A história é curta e descrevendo um pouco do enredo parece bem simples. Mas não. Ela tem um significado muito especial. Pois Raabe já não acreditava em mais nada. Nem em si mesma. Porém, depois de os israelitas vencerem sobre os demais povos, ela quis e pode acreditar na graça Daquele Deus. Ela enxergou um Deus vivo e poderoso, e decidiu segui-Lo, mesmo passando por provações e humilhações.

É uma linda história de amor e redenção. E principalmente, de fé. Dessa fé tão poderosa que liberta e de um Deus tão amoroso que perdoa!

Muito lindo e especial!
Leeeeeiam!

* Algumas pessoas que leram ele, e também o livro "Pérola na Areia", da autora Tessa Afshar, que também é baseado na história de Raabe, chegaram a dizer que o da Fran é chato se comparado com o da Tessa. No entanto, vale ressaltar que o da Francine preza pela a história original, muito pouco fictícia. O da Tessa, é bem fictício, praticamente tudo aquilo que acontece depois que a personagem Raabe chega a Canaã, é de imaginação da autora, apesar de ser uma obra incrível e lindíssima, que eu já li e em breve resenharei para vocês.
Nesse adendo, eu não quis criticar as opiniões divergentes, nem falar mal do livro da Tessa, longe de mim fazer isso! É só que eu acho que precisa ser esclarecido, porque são livros baseados na mesma mulher, embora com desenvolvimentos de trama bem diferentes. E todos são lindos. Em Dezembro trarei resenha do da Tessa, bele?

** Série A Lineage of Grace:
- Unveiled: Tamar #1
- Unashamed: Rahab #2
- Unshaken: Ruth #3
- Unspoken: Bathsheba #4
- Unafraid: Mary #5



* Leia também as demais resenhas de Francine Rivers publicadas aqui no blog:

Beijocas,
Ana M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.