quinta-feira, 30 de julho de 2020

Resenha: Noites brancas, Fiódor Dostoiévski

Boa noite, gente!
Bora para a resenha de um livro que eu queria ler há anos!
Confira!
Noites brancas do autor russo Fiódor Dostoiévski é um livro que eu queria ler há muitos anos. Aliás, quero ler vários dele.

Mas, confesso que foi uma leitura bem decepcionante.

A narrativa é muitoooo poética, e só por ela já refletimos tanto. Porém, a história em si, não me ganhou muito não.

O livro conta a história de dois jovens que se apaixonam à primeira vista numa caminhada pelas ruas de São Petersburgo, o rapaz, sem nome, extremamente solitário e romântico, cai de amores, pela doce e enigmática Nástienka, que vive presa na casa de sua avó, por ter cometido um erro que só ao final da leitura descobriremos.

Eu pensei em diversas coisas que poderiam acontecer com eles. E vários segredos que eles poderiam guardar, principalmente Nástienka.

Por fim, fui surpreendida e o final foi melhor do que eu imaginei, embora não tão feliz quanto eu queria.

Esse livro todo foi uma surpresa, pois eu achei que a escrita seria mais rebuscada, e não, foi superfluído, apesar de muito poético, com isso, fui lendo aos poucos, saboreando.

O rapaz é um personagem maravilhoso. Muito dócil, mas tão sozinho e preso em sua dor que me deu angústia de vê-lo daquele jeito.

Enfim, não posso dizer mais para não soltar spoiler. É um livro curto, que não tem grandes reviravoltas, nem muitos desdobramentos. É mais sobre a vida e seus dilemas. Muitas reflexões sobre dor, abandono, amor, coração partido e solidão!

Eu queria mais detalhes, não achei aquela coisa toda, por isso não curti tanto. Mas indico para quem gosta de narrativas poéticas e boas doses de reflexão!

Essa é a quarta resenha de julho do Desafio Literário Livreando 2020.
Da opção: autor russo.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

Um comentário:

  1. Menina.. parece interessante para um peimeiro contato com o autor.. até por ser um livro curtinho. Eu li dois livros beem grandes dele, mais por teimosia, porque não me identifiquei com a escrita mas também não queria largá-los. Fiquei um pouco traumatizada, como podes imaginar, mas para esse fininho eu daria uma chance...

    http://sonhos-e-suspiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.