sábado, 30 de março de 2019

#Resenha: Bisa Bia, Bisa Bel, Ana Maria Machado

E aí, gente, belezoca?
Bora para mais uma resenha de um livro que eu queria ler há muitos anos!
Confira!

Bisa Bia, Bisa Bel é um dos livros infantis mais famosos do Brasil. Um clássico de Ana Maria Machado, que eu tinha vontade de ler há muitos anos, mas só agora finalmente o fiz!

E, gente, que arrependimento de não ter lido-o antes!
Que livro engraçado e fofo!

O livro conta a história da Bel, que ao ver a foto de sua bisavó Bia, nas coisas da mãe, passa a carregá-la por toda a escola, mostrando para os amigos e professores, até que acaba por perdê-la.

Em meio ao desespero de perder a foto que sua mãe tão carinhosamente guardava, Bel num momento de medo, sente que mesmo perdida, aquela foto, aquela bisa há anos morta, ainda vive em si.

E passa, então, a ouvir a voz de bisa Bia em sua cabeça.

Como espevitada que é, bem mulecona, Bel tem de "aturar" bisa Bia lhe repreender o tempo todo por não ser uma mocinha comportada e cheia de pose, como era no tempo da senhora bisa.

Bel tem várias brigas em sua cabeça e aos poucos vai percebendo outra voz intrusa, que rebate tudo que a bisa Bia fala.

Quem é essa voz?

Do futuro. Mas quem?

O livro é curtinho, rápido de ler, e nos faz pensar nas mudanças que o tempo faz. Como as gerações são diferentes uma das outras e precisamos ter sempre muita paciência e respeito pelas gerações passadas e pelas vindouras, além de claro, sermos gratos pelas facilidades tecnológicas.

As discussões entre a bisa Bia e a Bel são muito engraçadas e mostram cabeças diferentes, de épocas distintas, com os meus problemas e temores. Só que com soluções diferentes e novas para resolver...

Gostei muito, me fez pensar na minha geração, que é MUITO diferente da que a minha vó foi criada, e depois, da minha mãe... Mostrando como a comunicação entre gerações pode ser difícil por conta disso.

O livro é infantil, então a linguagem é fácil e rápida, além de ter muitas brincadeiras e problemas infantis, mas nem por isso deixa de ser menos observador e reflexivo!

Adorei, indicadíssimo!


Essa é a quinta resenha de Março do Desafio Literário Livreando 2019.
Da opção: infantil.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijinhos,
Ana M.

4 comentários:

  1. Creio que essa discussão entre a Bisa Bia e a Bel devem ser bem interessantes ao mostras os valores de cada geração. O livro pode ser até infantil, mas traz reflexões bem adultas. Parabéns pela resenha!!!
    https://grifoliterario2019.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Sim, traz diversas reflexões sobre os prós e os contras de cada geração e de como devemos respeitar a todas!

      Excluir
    2. Olha!!! Que chique!!! Ela responde os comentários. Fico feliz com isso!!! Alguns blogueiros não dão retorno. Acho isso tão chato!!!

      Excluir
    3. Hahahaha!!
      Também adoro quando me respondem!
      Esse mês foi MUITO corrido por isso não respondi antes!
      Obrigada pelas visitas!!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.