sábado, 28 de abril de 2018

#Resenha: A Bibliotecária de Auschwitz, Antonio G. Iturbe

Oii, gente, tudo bem?
Hoje tem resenha de um livro muitíssimo emocionante!
Confira!

Fazia anos que eu queria ler A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe, que é um romance baseado na história real de Dita Kraus.

Dita, ainda bem mocinha, começa a trabalhar, de certa forma, numa biblioteca clandestina num dos blocos do campo de concentração de Auschwitz. Ela ama os livros, e ali, vê um refúgio para as dores que a embalam, num futuro tão incerto e um presente tão assombroso e demoníaco.

A história é rica em detalhes, mostrando o sofrimento terrível e pesado de toda a guerra, principalmente enfatizando todo o terror que os judeus passaram.

Através do amor aos livros, Dita ia não só emprestando páginas para as crianças e alguns prisioneiros adultos, mas também sonhos. Sonho de uma liberdade distante, sonhos de amor, de vida, de paz, de um novo mundo. A cada livro passado à frente, uma chama se acendia no coração desses prisioneiros.

Foi um livro muito bonito e ao mesmo tempo, difícil e doloroso de ler. Eu gosto muito de ler sobre as guerras, ainda mais sobre a Segunda, porque acho que só estudando profundamente nosso passado conseguiremos mudar o presente/futuro. Planejei ler pelo menos um livro sobre essa época por mês. Todavia, preciso dizer, é complicado. Enquanto eu fazia a leitura deste, me doía o coração ao imaginar tudo que essas pessoas infelizmente passaram. Era muita dor, violência, um sofrimento sem fim. E vendo a forma como os livros deram amor e esperanças a essas pessoas me emocionou ainda mais. A Dita foi extrema e incrivelmente extraordinária, e mudou, com toda a certeza, a vida de centenas de pessoas. Não só os prisioneiros que visitavam a biblioteca em Auschwitz, como também a nossa vida, ao ler essa obra tão comovente.

As muitos crianças e os demais personagens que permeiam o livro também são muitooooo tocantes também. Nós veremos tanto o lado dos judeus escravizados tanto a parte dos soldados e a carnificina que faziam. São partes excruciantes de se ler, mas muito necessárias. 
Infelizmente, nos dias de hoje, as pessoas já não falam, nem estudam muito sobre a Segunda Guerra Mundial, sendo que, podemos ter uma terceira, logo, logo. É muitíssimo importante lutarmos para que tudo aquilo não volte a acontecer.
Por isso:

Leiaaaaaam!



Essa é a quinta resenha de Abril do Desafio Literário Livreando 2018.
Da opção: um livro baseado em fatos reais.
Saiba mais sobre o Desafio do querido blog Livreando, CLICANDO AQUI!

Beijoquinhas,
Ana M.

Um comentário:

  1. Oi, Ana!! Gostei muito da resenha! Eu vi que tem esse livro na biblioteca daqui da minha cidade. Com certeza pegarei ele pra ler!! Parece mesmo muito forte, mas necessário e belo.

    Beijos!

    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre o post!
Sem comentários ofensivos.
Assim que puder, retribuirei a visita!

Beijos,
Ana M.